Ebola: balanço da OMS mostra mais de 5 mil mortos e 14 mil casos

A epidemia de febre hemorrágica ebola já matou 5.160 pessoas em oito países, de um total de 14.098 casos identificados, segundo balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado nesta quinta-feira (12).

Ebola Monróvia Libéria

Em nota, a agência das Nações Unidas informa que a transmissão da doença “continua intensa” na Guiné, na Libéria e em Serra Leoa, países onde, segundo a OMS, os casos de infecção podem ser maiores do que foram contabilizados até agora.

Em seu último balanço, do dia 7 de novembro, a OMS divulgou que 4.960 pessoas morreram por causa do vírus ebola na Libéria, na Guiné, em Serra Leoa, na Nigéria, no Senegal, no Mali, nos Estados Unidos e na Espanha.

China reforça prevenção

As grandes cidades da China, como Pequim, Xangai, Guangzhou e Hong Kong, realizaram nos últimos dias exercícios de resposta a casos de emergência para prevenção e controle do vírus ebola.

Segundo o porta-voz da Comissão Estatal de Saúde e Planejamento Familiar da China, Song Shuli, o governo já estabeleceu um sistema de gestão rigorosa sobre doenças infecciosas e dedicou muitos esforços para aperfeiçoar os mecanismos de tratamento médico e de prevenção de epidemia. Na situação atual, a China é capaz de controlar o alastramento do ebola no país.

Fonte: Agência Brasil