Assis homenageia ensino superior e apela a Dilma por expansão 

Defensor de uma extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para a Serra Gaúcha, o deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) prestou homenagem à instituição pela passagem dos 80 anos em sessão solene realizada no Congresso Nacional nesta quinta-feira (13).  

Assis homenageia ensino superior e apelo a Dilma por ampliação - Maurício Concatto/Divulgação

Em seu discurso, Assis destacou o papel importante da universidade para o desenvolvimento econômico, político, social e cultural do Rio Grande do Sul e do Brasil.

O parlamentar homenageou funcionários, professores e alunos e resgatou a importância dos que tiveram que interromper suas atividades naquela instituição para que o Brasil pudesse retomar o ambiente democrático que hoje desfrutamos. E citou o exemplo do aluno da Escola de Engenharia, Ary Abreu Lima da Rosa, que foi morto em 1970, nas instalações da Base Aérea de Canoas, quando lá cumpria pena de prisão por sua atividade política contrária à ditadura militar.

“Ao longo dos séculos, as universidades foram o centro irradiador do conhecimento mais avançado, trazendo desenvolvimento e progresso para os países que tiveram a inteligência de promover e fortalecer seu corpo de funcionários, suas instalações, a autonomia financeira e de cátedra, baseados no tripé Ensino/Pesquisa/Extensão, que de forma articulada, se legitimam, para que as instituições de ensino superior possam cumprir o papel transformador que dela se espera”, ressaltou o deputado.

A UFRGS se destaca no cenário nacional como a primeira em publicações e a segunda em produção científica, entre as federais, considerando o número de professores, destacou o deputado.

O parlamentar aproveitou a ocasião para reafirmar a solicitação feita à presidenta Dilma de garantir a expansão da universidade para a Serra Gaúcha. “Não poderia deixar de registrar um pleito que defendo desde quando fui eleito vereador em Caxias do Sul, situada na próspera região da Serra Gaúcha, e que conta com o apoio da comunidade, dos gestores municipais, dos setores empresariais, dos trabalhadores daquela região, e também do corpo dirigente da UFRGS, que na pessoa do vice-reitor, Rui Vicente Oppermann, não tem medido esforços para que se concretize: a instalação de um campus da UFRGS na Serra Gaúcha”.

A expansão terá a forma de um campus temático, priorizando algumas áreas do conhecimento, de acordo com o perfil socioeconômico e os anseios da região. Desde abril de 2011, quando foi assinado um protocolo com a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste do RS (Amesne), foram dados os primeiros passos para a expansão da universidade.

“Pelo potencial econômico, pelo grau de envolvimento da comunidade, pelas demandas por profissionais qualificados, expressas pelos setores empresariais, e pelo sonho de trabalhadoras e trabalhadores da Serra Gaúcha de verem seus filhos trilhando caminhos que estes não tiveram a oportunidade de caminhar, faço aqui mais um apelo para que a presidenta Dilma Roussef, que a exemplo de seu antecessor, o presidente Luis Inácio lula da Silva, priorize as tratativas para a implantação do Campus da UFRGS na Serra Gaúcha”, finalizou Assis Melo.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. dep. Assis Melo