Bolívia indeniza empresa espanhola por nacionalização

O governo da Bolívia e a companhia Red Eléctrica de España (REE) chegaram, nesta quinta-feira (13), a uma solução definitiva de controvérsias, após a nacionalização realizada em 2012, segundo informou o procurador-geral do país.

Evo Morales

O procurador-geral Héctor Arce negociou com a companhia ibérica o pagamento de uma indenização de 36 milhões de dólares. Inicialmente, a REE havia pedido um pagamento de 200 milhões de dólares.

O ministro de Hidrocarbonetos da Bolívia, Juan José Sosa, e os representantes da empresa espanhola Juan Lasala e Rafael García de Diego assinaram o acordo nesta quinta-feira, durante um ato público com a presença do embaixador espanhol, Angel Vázquez Díaz.

Em maio de 2012, o presidente Evo Morales nacionalizou 100% das ações que a REE possuía no sistema de distribuição elétrica na Bolívia, que passaram para as mãos da estatal Empresa Nacional de Electricidad (Ende).

Desde que Morales chegou ao poder, em 2006, foram nacionalizadas empresas hidrelétricas, petrolíferas, companhias de telecomunicações, de eletricidade, administradoras de aeroportos e mineradoras.

Com informações da AFP