RJ ganha primeiro centro integrado para menores em situação de rua

A cidade do Rio de Janeiro terá, a partir desta segunda-feira (17), o primeiro centro integrado de apoio às ações de abordagem social a crianças e adolescentes em situação de rua. A unidade será inaugurada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Maria Lina de Castro Lima, na rua São Salvador, 56, bairro de Laranjeiras, zona sul.

Crianças em situação de risco - Reprodução

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informou que a abertura do espaço faz parte da elaboração de novas políticas sociais voltadas para jovens e parentes de baixa renda. O atendimento será diário, das 12h às 20h. Assistentes sociais, psicólogos, conselheiros tutelares e profissionais ligados à garantia dos direitos humanos estarão no local para fazer os encaminhamentos, de acordo com a situação de cada criança e adolescente atendido. Estão previstas ações como acolhimento, levantamento de contexto social e localização da família para o retorno do jovem ao lar, dentre outros serviços.

Além da nova unidade, o serviço de abordagem social às crianças e adolescentes, nas regiões do centro e da zona sul do Rio, ganhará duas novas equipes. O centro integrado, planejado para a região central da cidade, será anunciado nos próximos dias.

Fonte: Agência Brasil