Bienal do Livro: Vereadores aprovam vale cultura para professores

Foi aprovado na Câmara Municipal de Fortaleza, por meio de votação em regime de urgência, projeto da Prefeitura que garante aos professores da rede pública do município um vale cultura para compra de livros na 11ª Bienal Internacional do Livro. A proposta, apresentada e defendida pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB), visa o incentivo à leitura entre os servidores do núcleo de atividades específicas da Educação.

O objetivo da ação é conceder créditos para aquisição de acervo bibliográfico no evento internacional, que ocorrerá de 6 a 14 de dezembro em Fortaleza, no Centro de Eventos. Todos os professores da rede municipal receberão cartão magnético com crédito de R$ 100 para compra de livros. Essa verba só poderá ser utilizada na edição da Bienal deste ano.

Ao todo, R$ 800 mil serão liberados para o benefício dos profissionais do núcleo de atividades específicas da educação, sendo oito mil o número de professores contemplados na Capital. Para Evaldo Lima, este é um passo importante que a atual gestão dá nos planos de se ter uma Fortaleza com mais cidadãos leitores.

"A gente tem falado da importância da leitura e do desafio de construir uma sociedade de leitores. A leitura possibilita um conhecimento mais apurado da realidade, uma boa formação literária. O conhecimento é para todos os cidadãos. Ninguém mais do que os professores precisa ter acesso a bons livros, e a gente sabe também a defasagem salarial que acontece com muitos dos colegas, apesar de tantos avanços da atual gestão. Este é mais um compromisso de Fortaleza com a educação", disse o líder do governo em pronunciamento na Casa do Povo.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)