Congo agradece solidariedade cubana com os povos da África

O chefe do Estado Maior Geral das Forças Armadas da República do Congo, general de divisão Guy Blanqnchard Okoi, destacou, nesta terça-feira (18), os gestos de solidariedade de Cuba com os povos africanos.

New York Times critica incentivo dos EUA à deserção de médicos cubanos - FLORIAN PLAUCHEUR/AFP/GETTY IMAGES

Depois de prestar homenagem ao General Antonio Maceo e a seu ajudante, o capitão Panchito Gómez Toro, no Mausoléu de Cacahual, o visitante qualificou como excelentes as relações com a nação caribenha.

“Penso em todos aqueles que perderam a vida no cumprimento de missões internacionalistas, em especial, no continente africano”, expressou o alto militar congolês, que esteve acompanhado do general do Corpo do Exército, Álvaro López Miera, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e primeiro vice-ministro das Forças Armadas Revolucionárias (FAR) e também Chefe do Estado Maior Geral. “Viemos aqui como irmãos e amigos para visitar o Exército cubano”, disse.

“Os vínculos de amizade entre Cuba e o Congo foram estabelecidos muito antes de eu nascer, são muito fortes”, disse Blanqnchard Okoi. “Estes são sólidos laços de irmandade, pois o Congo sempre deu seu apoio à nação antilhana, e esta também respalda nosso país”.

Ele recordou que oficiais dessa nação africana receberam formação militar na maior das Antilhas, e muitos cubanos prestaram seus serviços no Congo, principalmente na esfera da saúde.

“Devo dizer que com minha visita se reforçaram os vínculos de irmandade entre ambos povos, e como sempre digo, os irmãos devem se encontrar com mais frequência”, expressou o chefe do Estado Maior Geral das Forças Armadas da República do Congo.

Blanqnchard Okoi e a delegação que o acompanha têm em sua agenda percorrer unidades militares, instituições docentes de nível superior das FAR e locais de interesses históricos e culturais.

Fonte: Prensa Latina