Calle 13 lembra desaparecidos no México durante o Grammy Latino

O vocalista da banda porto-riquenha Calle 13, René Perez (conhecido como “Residente”), manifestou seu apoio à luta mundial para que se faça justiça sobre o caso dos 43 estudantes desaparecidos no México. Durante a apresentação do trio de rap alternativo no Grammy Latino, nesta quinta-feira (20), ele usou uma camiseta com a mensagem: “Ayotzinapa faltam 43”. 

Calle 13 lembra desaparecidos no México durante o Grammy Latino - El Comercio

O cantor referiu-se aos estudantes que desapareceram no estado de Guerrero há quase dois meses, depois de uma manifestação por reformas na educação. A polícia do município de Iguala e homens mascarados abriram fogo contra três ônibus cheios de estudantes. No confronto, seis pessoas morreram e 43 normalistas foram presos. Posteriormente, segundo indica a investigação policial em andamento, eles foram entregues a narcotraficantes do cartel “Guerreiros Unidos”.

Leia também:
Polícia e manifestantes entram em confronto no México
Agonizante e sem esperança, México "sangra por todos os poros"

O Calle13 começou o show com a canção El Aguante – vencedora da categoria “melhor canção alternativa” –, que diz em sua letra: “Nascemos para aguentar o que o corpo sustenta. Aguentamos o que veio e aguentamos o que vem”. Ao final, Residente levantou a voz para afirmar que “Ayotzinapa somos todos, não podemos deixar que isto siga acontecendo”.

A 15ª edição do Grammy Latino aconteceu em Las Vegas (Estados Unidos). O grupo Calle 13 e o cantor espanhol Enrique Iglesias levaram o maior número de prêmios da noite.

Da Redação do Portal Vermelho,
Com informações do El Mundo e da Telesur