Irã mantém diplomacia em Viena para alcançar acordo nuclear

O Irã deu continuidade nesta sexta-feira (21), pelo quarto dia consecutivo, o diálogo com seis potências mundiais para tentar firmar um acordo final sobre seu programa nuclear antes do próximo dia 24, embora observadores aponteam a um acordo intermediário.

O ministro iraniano de Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif

Os iranianos voltaram à mesa de negociações com representantes da França, Reino Unido e Alemanha, três dos integrantes do Grupo 5+1, ao qual também pertencem Estados Unidos, Rússia e China, para acertar arestas quanto aos dois assuntos mais polêmicos das reuniões.

As conversas desta sexta retomaram o tema relativo ao enriquecimento de urânio e as inspeções a instalações atômicas do país, bem como o levantamento das sanções internacionais, os temas que mais preocupam as potências ocidentais e o Irã.

O ministro iraniano de Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, conversou na quinta (20) durante duas horas com a coordenadora da União Europeia (UE) para o tema nuclear com o Irã, Catherine Ashton, e com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, sem conseguir avanços substanciais.

A reunião trilateral em um hotel de Viena esteve focada em decidir o programa da atual rodada negociadora, a última antes de vencer o prazo de 24 de novembro para chegar a um entendimento definitivo, e nos esforços feitos para resolver as duas disputas mais difíceis.

No entanto, nem o encontro de alto nível, nem as reuniões com os vice-chanceleres das quatro partes, técnicos e outros especialistas legais conseguiram aproximar até agora as diferentes posições com respeito ao número de centrífugas que Teerã pode manter em operação para enriquecer urânio.

A parte ocidental também não ofereceu uma variante nova para eliminar as sanções econômicas aplicadas ao Irã pelos Estados Unidos, União Europeia e ONU, devido a pressões de Washington e seus aliados europeus.

A já conhecida como Viena 8, pelo número de vezes que o Irã e o G5+1 tiveram diálogos nessa cidade, além das rodadas de Nova York, em setembro, e Muscat, neste mesmo mês, parece que terminará no dia 24 sem acordo esperado, mas com compromissos de continuar a negociação.

Segundo meios iranianos, o próprio Kerry explicou que antes de chegar à capital austríaca vindo de Paris, conversou sobre a contenda nuclear com autoridades francesas e sauditas, além dos contatos diretos com representantes iranianos.

Ainda que as partes garantam que continuam apostando por um acordo, em lugar de dar outra prorrogação às tentativas, analistas acreditam ser muito provável que se consiga um entendimento provisório e, ao mesmo tempo, que seja marcado um novo prazo de tempo até março de 2015 para continuar a procura do acordo final.

O G5+1 pretende um acordo mediante o qual o Ocidente tenha garantias de que o Irã carece de capacidade para fabricar a arma atômica, a principal suspeita dos inimigos do país persa, cujos líderes reiteram que só assinarão um documento que reconheça seus direitos legítimos em matéria nuclear.

Fonte: Prensa Latina