Renato Rabelo recebe título de Cidadão Benemérito na Bahia

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, recebeu o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, oferecido pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), por indicação do deputado comunista Álvaro Gomes. A entrega da honraria, a mais alta da Casa, aconteceu na manhã desta sexta-feira (21), em Salvador, no plenário da Assembleia, durante uma sessão especial que foi acompanhada pelos militantes do Partido na Bahia.

O título, que homenageia o jurista e parlamentar baiano João Mangabeira, é oferecido para quem se dedica às “causas nobres, humanas e sociais”. Ao justificar a entrega da honraria ao líder comunista, Álvaro Gomes destacou a trajetória de Renato Rabelo, que também é baiano, com destaque para a participação dele nos movimentos pelo fim da ditadura militar de 64, na reorganização do PCdoB, nas campanhas do ex-presidente Lula e nos governos Lula/ Dilma.

“[Renato] É um dos homens mais destacados desta terra e se tornou uma das lideranças mais importantes do país, respeitado por forças políticas distintas. Ele fez um tributo à luta coletiva e sua biografia é um exemplo para as forças progressistas. Essa é, também, uma homenagem à sua geração”, destacou Álvaro, durante a sessão especial, que também lembrou outros comunistas da geração de Renato, como João Amazonas e Loreta Valadares.

No momento da entrega do título, Álvaro Gomes convidou a família de Renato, representada pela filha e pela irmã, para participar da condecoração. Emocionado, o presidente do PCdoB agradeceu aos deputados baianos pelo reconhecimento e falou do orgulho de ter recebido o título justamente da Assembleia Legislativa do estado em que nasceu – ele é natural do município de Ubaíra, no interior do estado.

“Eu me sinto muito emocionado. A Bahia expressa e simboliza a minha origem, a minha formação, a minha família, tudo o que marca a minha vida. Os camaradas e as camaradas são generosos ao falar do meu papel. Tudo o que conseguimos foi com o apoio da nossa militância abnegada. Sou apenas uma peça e, como presidente do PCdoB, sempre me orientei pelos interesses do partido e do povo brasileiro”, discursou Renato.

O homenageado também relembrou das lutas que travou na Bahia, como no período em que atuou no movimento estudantil, quando estudava medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador – ele nasceu em Ubaíra, mas depois se mudou para a capital. “Meu sonho de me tornar médico foi interrompido pela ditadura. Vivi uma dura clandestinidade”, completa.

Renato comentou, também, as recentes manifestações de desejo de uma nova intervenção militar no Brasil e usou um trecho do Hino da Bahia para condenar os pedidos: “Nunca mais, nunca mais o despotismo regerá nossas ações. Com tiranos não combinam brasileiros corações”.

Ainda durante a sessão, o presidente nacional do PCdoB também recebeu homenagens dos deputados federais e estaduais do partido na Bahia.

De Salvador,
Erikson Walla