China pede prudência e responsabilidade na definição de sanções

O Conselho de Segurança deve observar as regras da Carta da ONU e ter prudência e responsabilidade na hora de definir sanções contra países. A opinião foi dada, nesta terça-feira (25), pelo vice-representante da China na ONU, Wang Min.

Conselho de Segurança da ONU - ONU

Wang apontou que o órgão deve primeiro adotar tentativas de mediação e negociações e só deve aplicar sanções quando outras medidas são ineficazes.

Segundo ele, “as sanções devem estar em conformidade com as leis internacionais e não devem ser uma ferramenta para um país aplicar sua política de poder. A lei nacional de um país não pode ser usada como justificativa para sancionar outros. A China opõe-se a esse comportamento”, disse.

O diplomata ainda lembrou que a China, como membro permanente do Conselho de Segurança, “insiste em tratar a questão de sanção de maneira prudente e responsável, e dedica-se a reforçar a eficácia das sanções, para que estas ajudem na solução política das questões”.

O país asiático quer trabalhar para ajudar a entidade a cumprir melhor sua responsabilidade e contribuir para a defesa da segurança comum e para uma paz duradoura do mundo.

Fonte: Rádio China Internacional