OCDE prevê fragilidade nas economias de Japão e União Europeia

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com sede em Paris, na França, divulgou, nesta terça-feira (25), um relatório sobre a expectativa e a avaliação da economia, analisando a tendência mundial, os problemas enfrentados e os desafios dos países membros e emergentes.

Euro - Reprodução

Segundo o documento, a economia mundial terá um aumento de 3,3% e 3,7% respectivamente em 2014 e 2015, com queda no crescimento. O aumento do Produto Interno Bruto (PIB) dos 34 países membros poderá chegar a 2,3% e 2,6% em 2015 e 2016.

Os dados apontam também que os EUA terão uma tendência de desenvolvimento econômico, enquanto as economias do Japão e da União Europeia (UE) continuaram fracas, com 1,1% e 1,7%. No caso da UE, a expectativa de crescimento é de 0,8% e no Japão, de 1%.

A organização afirmou ainda que os países emergentes, principalmente a China, continuarão sendo o motor para o desenvolvimento econômico mundial. O documento prevê que a China terá um aumento no PIB de 6,9% no ano 2016.

Além disso, o relatório fez uma análise sobre a alta taxa de desemprego por conta da recessão econômica mundial e da reforma da estrutura econômica, entre outros fatores.

Segundo as estatísticas, nos últimos 7 anos o número de desempregados nos 34 países membros da OCDE aumentou em 1,1 milhões de pessoas.

Fonte: Rádio China Internacional