Mestres do Mundo promovem seu 9º encontro no Ceará 

O grande encontro dos Mestres da Cultura, do Ceará, do Brasil e do mundo, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), volta a acontecer, pelo segundo ano consecutivo, no município do Crato, na região sul do estado. De 27 a 29 de dezembro, o Cariri recebe os Tesouros Vivos da Cultura, reconhecidos pelo Governo do Estado, e convidados vindos de Bahia, Alagoas e São Paulo.

Mestres do Mundo promovem seu 9o encontro no Ceará

O Encontro Mestres do Mundo promove as trocas de saberes, fazeres e significados entre mestres de diferentes origens e especificidades. A realização do Encontro é resultado do programa Tesouros Vivos da Cultura, da Secult, através do qual 60 Tesouros Vivos são reconhecidos oficialmente pelo Governo do Estado, passando a receber um valor mensal em dinheiro e com um estímulo a mais para compartilhar sua arte e seu saber com as novas gerações.

“A Secretaria da Cultura tem a honra de mais uma vez promover o grande encontro dos mestres da cultura tradicional popular, novamente no município do Crato, reforçando ao mesmo tempo a intensa vitalidade cultural das matrizes do Cariri e a diversidade representada pela reunião de mestres de todo o Estado”, destaca o secretário adjunto da Secult, Paulo Victor Feitosa.

A secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, ressalta que “é um encontro muito esperado pelos mestres e que volta a ser abraçado com muita alegria pelo Crato”, destacando as inúmeras manifestações da cultura tradicional popular no Cariri, das bandas cabaçais aos reisados, das lapinhas ao maneiro-pau, entre várias outras.

Programação especial

Com o tema “Caminhos, Afetos e Saberes”, o evento foi aberto na manhã desta quinta-feira (27), com um inédito encontro dos mestres no Horto, em Juazeiro do Norte, em visita à estátua de Padre Cícero. Além do grande encontro de mestres da cultura no Horto, os Tesouros Vivos também visitaram, no primeiro dia do Encontro, a ONG Beatos, no Crato. A programação da quinta-feira segue com os debates das Mesas de Prosa, a partir das 14 horas, no Centro de Expansão, onde os artistas estarão hospedados ao longo dos três dias de evento.

A primeira Mesa de Prosa, nesta quinta-feira 27, foi dedicada ao tema “Caminhos que se cruzam – Mestres, saberes e políticas públicas”. A partir das 18h30 tem início a programação nas praças do Crato, com a concentração dos grupos e mestres na Praça Siqueira Campos, para saída do cortejo que percorrerá as ruas da cidade.

No Largo da RFFSA acontece a solenidade de abertura do 9º Encontro Mestres do Mundo, no espaço denominado Arena da Tradição. Após a abertura institucional com representantes da Secult e da Prefeitura do Crato, haverá apresentações de moda de viola (com Zé Cardoso e Jorge Macêdo, do Ceará), roda de toré (com os mestres Caciques João Venâncio e Luis Caboclo, do Ceará), da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, do Crato, e da cantora, compositora e pesquisadora de cultura indígena Marlui Miranda, de São Paulo.

O encontro prossegue na sexta-feira (28) e sábado (29) com as atividades artísticas e debates com os mestres de diferentes origens e grupos compartilhando experiências e vivências, debatendo semelhanças e particularidades que os caracterizam.

A solenidade de encerramento do Encontro Mestres do Mundo acontece a partir de 19h30 do sábado, no Largo da RFFSA, onde se apresentarão o Reisado de Congo do Mestre Zé Pedro, de Barbalha; o Maracatu Reis de Paus, de Fortaleza; o Coco do Iguape e o Mestre Bule Bule e seus convidados, da Bahia.

Da Redação em Brasília
Com informaçōes da Secult