Delegação brasileira visita Vietnã: uma abertura para o futuro  

No ano em que se comemoram 25 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre o Brasil e o Vietnã, uma delegação do Congresso Nacional brasileiro visitou o país a convite da Assembleia Nacional Popular. Os parlamentares dos dois países trocaram experiências e informações e concluiram que os desafios as serem superados são semelhantes e podem ser conjunto.

Delegação brasileira visita Vietnã: uma abertura para o futuro

Intensa agenda política fez parte da programação realizada pela delegação integrada pelos senadores Vanessa Grazziotin (AM) e Inácio Arruda (CE), que também é presidente da Associação de Amizade Brasil-Vietnã, ambos do PCdoB. Também fizeram parte da comitiva os deputados Marcos Rogério (PDT-RO), Perpétua Almeida, ex-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Jô Moraes (MG), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Vietnã, as duas do PCdoB.

No primeiro dia de visita, os parlamentares brasileiros assistiram uma sessão plenária da Assembleia Nacional, onde se apreciavam leis e resoluções que tinham como objetivo aperfeiçoar a instituição legislativa, reforçando o papel do Parlamento para melhor responder aos desafios do momento, no Vietnã, particularmente no setor da economia.

 A deputada Jô Moraes destacou, além da moderna estrutura arquitetônica do Parlamento vietnamita, que acolhe os trabalhos de 483 deputados, que 24,5% de parlamentares são mulheres. (Foto ao lado)

Desafios semelhantes

Segundo o presidente do Comitê de Relações Exteriores da Assembleia Nacional vietnamita, Tran Van Hang, o Vietnã enfrenta o desafio de concentrar esforços na ampliação da infraestrutura, na erradicação da pobreza, hoje nos níveis de 7% a 8%, na qualificação da mão de obra e no reforço da estrutura bancária que amplie o financiamento dos negócios internos.

“O Vietnã fortalecerá a amizade e a cooperação integral com o Brasil e aplicará medidas favoráveis para que as empresas brasileiras atuem em seu território”, afirmou. 

Os encontros entre os grupos parlamentares e as associações de amizade entre os dois países permitiram uma troca de informações sobre os desafios a serem enfrentados, alguns deles comuns. Crescer, melhorar a infraestrutura, controlar a inflação e incorporar a mão de obra jovem é quase uma obsessão do governo daquele país asiático, explicou a deputada Jô Moraes, assinalando as semelhanças com o Brasil.

Ela destacou o esforço dos dois países em ampliar a cooperação em diferentes áreas e intensificar a integração comercial. “Expressão desse interesse foi a destacada presença de empresários vietnamitas, que têm negócios com o Brasil ou querem construir oportunidades”, disse a parlamentar, enfatizando a posição de destaque da Associação de Jovens Empresários do Vietnã.

“Para avançar na ampliação dessas relações é importante uma troca direta de informações e a superação de obstáculos entre órgãos governamentais, além da assinatura de acordos bilaterais, particularmente no terreno de produtos agrícolas. Medidas essas que ampliariam as trocas comerciais que já ultrapassam os dois bilhões de dólares”, afirmou a parlamentar brasileira.

Agente laranja

A programação da delegação brasileira incluiu ainda visita à Universidade de Hanoi e a seu Departamento de Língua Portuguesa, que mostrou que podem se abrir amplas possibilidades de cooperação entre as universidades brasileiras e vietnamitas para receberem mutuamente professores e estudantes dos dois países. A cooperação para o aprendizado das duas línguas é componente fundamental para a integração econômica.

A viagem da delegação de parlamentares brasileiros ainda permitiu uma visita ao governo da cidade de Ho Chi Minh, uma metrópole de oito milhões de pessoas em franco crescimento, ee a Associação Vietnamita de Vítimas do Agente Laranja, guerra química realizada pelas tropas dos Estados Unidos contra a população daquele país.

“Apesar da guerra ter terminado em 1975, os efeitos do agente laranja ainda está presente nas cruéis dores dos contaminados e nas deformações físicas dos seus filhos”, contou Jô Moraes.

O senador Inácio expressou a solidariedade dos brasileiros, lembrando que o agente laranja, despejado pelas tropas estadunidenses na população vietnamita, contém grandes quantidades de dioxina, uma substância cancerígena, e causou doenças e incapacidades tanto em soldados quanto em civis. (Foto: Reunião com a Associação de Amizade Vietnã-Brasil)

Hoje, dois milhões de vietnamitas e dezenas de milhares de norte-americanos veteranos da guerra do Vietnã sofrem seus efeitos no organismo. Durante a Guerra do Vietnã (1964-1975), os Estados Unidos despejaram 83 milhões de litros de herbicidas altamente tóxicos sobre centenas de milhares de hectares do Sudeste Asiático, a maioria no Vietnã.
 

De Brasília
Márcia Xavier
Com informações das assessorias dos parlamentares brasileiros