Formação e novos desafios são discutidos em encontro do PCdoB-BA

Pelo menos 26 comitês municipais do PCdoB estiveram representados no 1º Encontro Estadual de Formação e Propaganda, que aconteceu durante todo este sábado (29), em Salvador. Voltada principalmente para dirigentes ligados à formação partidária, a atividade buscou responder a uma pergunta: como a formação pode superar os desafios da atualidade?

Bandeira do PCdoB - Reprodução

Como convidado externo, o encontro recebeu o secretário-geral da Fundação Maurício Grabois, Augusto Buonicore, de São Paulo. Da Bahia, participaram o presidente estadual do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida, além dos secretários estaduais de Organização, Daniele Costa, e de Formação, Milton Barbosa. O público, que participou dos debates, foi em média de 80 pessoas.

Na primeira discussão, pela manhã, Buonicore defendeu que a formação é um dos principais setores da vida partidária. “Um partido que não cuida da formação ideológica e teórica de seus quadros tende a se degenerar e a se tornar como os outros”. Isso, segundo ele, justifica a importância de se discutir as pautas que o PCdoB tem na agenda, principalmente relacionadas às reformas.

“Nosso partido é o partido das reformas, das reformas urbana, política e da mídia. Essas reformas são aspectos do nosso programa socialista. É preciso que o PCdoB paute e discuta as reformas e entendo que não é uma discussão fácil. Sobre a reforma política, por exemplo, são discutidos métodos diferentes de fazer”, afirmou o secretário-geral da Maurício Grabois.

Daniele Costa continuou a defesa pela formação, principalmente no âmbito municipal, e destacou que o Partido precisa buscar caminhos para levar as ideias aos comitês municipais. “Não é possível ter presença em mais de 300 municípios e os comitês municipais não dialogarem com as ideias do PCdoB. Não é possível que sejam apenas instrumento para garantir participação nas eleições”, disse.

Uma das principais pautas de discussão deve ser a reforma urbana, ainda segundo a secretária estadual de Organização. Para ela, a vida do trabalhador mudou, nos últimos 12 anos, mas apenas de fora para dentro – mas de dentro para fora, nas ruas, não houve grandes transformações e é por isso que é necessário discutir mobilidade urbana, por exemplo.

“Precisamos entender melhor como devemos traduzir o Programa Nacional de Desenvolvimento na prática. Os comitês municipais precisam debater a vida política e orgânica do PCdoB”, completou.

Eleições

O resultado das eleições de outubro também foi debatido no encontro. O presidente do PCdoB-Bahia afirmou que o processo eleitoral de 2014 entra para a História como um dos mais difíceis, dos últimos tempos, e que as dificuldades permanecem no pós-eleições. Daniel Almeida disse que há motivos para comemorar a reeleição da presidenta Dilma Rousseff, mas há preocupação com o perfil conservador do novo Congresso Nacional e com a relação com o governo.

“Agora, o nosso desafio é garantir a governabilidade da presidenta Dilma e a manutenção do projeto, do qual somos integrantes. Estamos navegando em um mar cheio de obstáculos e a correlação de forças está no jogo. Não podemos negar isso e precisamos perceber que esses movimentos [em referência aos primeiros nomes de ministros anunciados] são para manter a nossa caminhada”, explicou Daniel.

Para manter a governabilidade da presidenta, entendida como um elemento central, o presidente do PCdoB-BA defendeu que é preciso ter convicção e mobilização para a defesa do projeto popular e democrático em curso. Os esforços de formação, para ele, são fundamentais para a compreensão dos motivos das decisões que precisarão ser tomadas para garantir a condução do governo.

Erikson Walla, de Salvador, para o Portal Vermelho