Peru: avançam negociações sobre acordo climático no Cop 20

A 20ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (Cop 20) entra, nesta quinta-feira (4), em seu quarto dia com marcado otimismo entre seus delegados, que começam a trabalhar no rascunho que deverá ser concluído para ser assinado em Paris, em 2015.

Estação Ecológica (Esec) Alto Maués

Entre os fatos que se destacaram até o momento está o anúncio feito pela Alemanha sobre a implementação de medidas adicionais de ação climática para cumprir seus objetivos de redução progressiva de emissões.

Outro momento importante foi a apresentação da avaliação sobre o financiamento para apoiar ações de minimização e adaptação à mudança climática.

Este é um tema fundamental para atingir a meta, acordada internacionalmente, de manter o aumento da temperatura mundial abaixo dos 2 graus centígrados e evitar os perigosos efeitos do aquecimento global, disse Christiana Figueres, Secretária Executiva da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática.

"Não é fácil compreender as quantidades que provêm de fontes públicas e privadas, a maneira como isto está servindo para levantar maiores investimentos e quanto está chegando aos países e comunidades vulneráveis, mas isso é vital para nos assegurar que estamos financiando adequadamente uma transformação global", expressou Figueres em coletiva de imprensa.

"Gostaria de agradecer à Comissão Permanente de Finanças e aos numerosos especialistas e organizações que contribuíram para esta importante avaliação. A mesma proporciona um ponto de partida e uma base sobre a qual poderão ser aperfeiçoadas futuras avaliações e, mais importante ainda, a ação climática", assinalou Figueres.

Por sua vez, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) considerou que o ano de 2014 pode ter sido um dos mais quentes, se não o mais já registrado.

Se em novembro e dezembro se mantiverem esta tendência, então 2014 será o ano mais quente já registrado, à frente de 2010, 2005 e 1998, assinala o órgão.

Agrega que os termômetros no oeste da América do Norte, Europa e Leste da Eurásia, grande parte da África, vastas zonas da América do Sul e a Austrália atingiram valores especialmente altos.

Também destacam-se a temperatura do mar, que foi uma das mais altas já registrada, e a superfície do gelo marinho atingiu sua extensão mínima anual. Ocorreram inundações de grande magnitude e secas graves, porém menos ciclones tropicais que em outras temporadas.

Fonte: Prensa Latina