Bom resultado do IPCA de novembro, avalia Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, considerou positivo o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em novembro, divulgado nesta sexta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador, que mede a inflação oficial do país, ficou em 0,51%. “Acho que foi um bom resultado”, disse Mantega.

Guido Mantega

O IPCA do mês passado supera o de outubro (0,42%), mas é inferior ao de novembro de 2013 (0,54%). No ano, a inflação oficial acumula taxa de 5,58% e, em 12 meses, de 6,56%, acima, portanto, do teto da meta estipulada pelo governo (6,5%).

Mantega, que está no Ministério da Fazenda há oito anos, não continuará à frente da política econômica no segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff. Ele será substituído por Joaquim Levy, ex-secretário do Tesouro Nacional. Nesta qunta-feira (4), os dois estiveram reunidos.

Durante discurso em evento de homenagem da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, nesta quinta (4), Mantega avaliou sua gestão como bem sucedida. Disse ter entrado no governo 'com a economia abalada" e o País "com os cofres vazios e com o pires na mão", referindo-se a política econômica do governo tucano de FHC.

"Chegando perto do fim dessa crise mundial"

Mantega disse ainda que está entregando a economia melhor do que quando assumiu, com o menor índice de desemprego da história do país e a área mais firme e sólida. Ele enfatizou que os problemas recentes foram causado pela crise internacional, que em sua avaliação, está para acabar.

"Creio que estamos chegando perto do fim dessa crise mundial", afirmou. Ele destaca que o Brasil enfrentou o período muito bem. "Enquanto muitos países trilharam o tortuoso caminho da ortodoxia, fizemos uma corajosa política anticíclica que manteve ritmo razoável de crescimento para momentos de crise", salientou.

"Quando a crise de 2008 começou, estávamos preparados para enfrentar", ressaltou. "Pudemos assim amenizar as consequências sobre o Brasil. Pela primeira vez, em muitas décadas, o Brasil não tombou diante de uma crise internacional", completou o ministro.

Fonte: Agência Brasil