Unasul: Lideranças brasileiras participam de inauguração de nova sede

Aconteceu nesta sexta-feira (5), em Quito, no Equador, a inauguracao de uma nova sede de funcionamento da Unasul – Uniao de Nacoes Sulamericanas. Marcaram o dia, a imponencia do edificio, a valorizacao de lideres que idealizaram a Unasul, como Lula, Chavez e Kirchner e a presenca de perseguidos políticos das nações integrantes da Unasul como convidados especiais do evento.

Por Ana Prestes, de Quito para o Vermelho 

Maria Prestes e Hamilton Pereira - Foto: Ana Prestes

Sendo o anfitriao do dia, o Presidente Rafael Correa recebeu os presidentes das nacoes vizinhas como Evo Morales da Bolivia, Cristina Kirchner da Argentina, Dilma Roussef do Brasil, Juan Manuel Santos da Colombia, Horacio Cartes do Paraguai, Desi Bouterse do Suriname, Samuel Hinds da Guyana e Nicolás Maduro da Venezuela. Rafael e Cristina sobressaíram no evento, o primeiro como um exímio condutor das diversas atividades da festa e a segunda pelas homenagens feitas ao seu antecesor na presidencia da Argentina e companheiro de toda uma vida, Néstor Kirchner.

O novo edificio foi construido em um lugar simbólico em Quito, na municipalidade de Pichincha, junto ao monumento chamado "Mitad del Mundo" e que está localizado justamente na passagem do paralelo 0°0’0’’. A construcao que chama atencao pela grandiosidade, imponencia e inumeraveis vidros, a que Correa se referiu como simbólicos da transparencia da instituicao, leva o nome do primeiro presidente da organizacao, Néstor Kirchner. Uma estatua em homenagem a Kirchner figura na entrada do prédio.

Nos próximos anos a UNASUL terá como presidente pró-tempore o atual presidente do Uruguai, José Mujica, e como secretario-geral ex-presidente da Colombia, Ernesto Samper. Eles terao grandes desafíos, especialmente pelo fato de que todas as resolucoes da Unasul sao tomadas por consenso, dando, assim, poder de veto a todas as nacoes. Entre outros, terao a tarefa de implementar o Banco do Sul e preparar as bases para o que ontem os mandatarios chamavam de "ciudadanía sudamericana". Alem de lidar com questoes conflituosas e de necessaria pacificacao na regiao.

Segundo Rafael Correa, em seu discurso ontem, "devemos conseguir que a América do Sul seja uma regiao de paz. Com a nossa uniao podemos conformar a maior potencia do mundo." 

Leia também:
Rafael Correa: "A Unasul se levanta como potência da paz”
Alem das delegacoes oficiais estiveram presentes em Quito diversas liderancas políticas sulamericanas, populacao equatoriana e convidados especiais para o evento. Segundo o Embaixador do Equador no Brasil, Horacio Sevilla, o governo equatoriano decidiu por convidar de cada país componente da Unasul personalidades do mundo político que tenham tido uma historia de enfrentamento a ditaduras militares como um reconhecimento pela sua historia e uma demonstracao das mudancas ocorridas na America do Sul nas ultimas décadas.
 

Pelo Brasil, estiveram presentes o poeta e ex-preso político Hamilton Pereira, também conhecido como Pedro Tierra, e Maria do Carmo Ribeiro, também conhecida como Maria Prestes. Hamilton viveu um dos mais longos periodos de prisao política no Brasil, de 1972 a 1977 e é também um reconhecido poeta, que registrou atraves da poesía todo o sofrimento a que foi submetido, tendo ganhado em 1978 o Premio Casa de las Americas.

Maria é viuva de Luiz Carlos Prestes, com quem viveu por 40 anos, e militante comunista desde a juventude, tendo enfrentado a perseguicao política tanto durante a ditadura do Estado Novo, na era Vargas, como na ditadura militar instaurada em 1964. Ambos estavam muito emocionados pelo reconhecimento e por terem feito parte deste passo que os Governos Sulamericanos deram rumo a uma "integracao integral" como diziam seus lideres ontem. Sem esquecer, como frisou Correa, que "nosso norte é o sul".