ONG chinesa exige que Japão se desculpe pelo Massacre de Nanquim

A Federação de Exigência de Compensação do Japão da China (FECJC), um grupo não governamental, exigiu que o governo japonês peça perdão às vítimas do Massacre de Nanquim e aos familiares dos sobreviventes e que pague uma indenização apropriada.

Massacre de Nanquim

O pedido foi feito pouco antes do primeiro Dia Comemorativo Nacional para as Vítimas do Massacre de Nanquim, em 13 de dezembro.

Em carta dirigida ao primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, mediante o embaixador japonês na China, Kitera Masato, a FECJC também pediu que o governo nipônico se desculpe por todos os assassinatos cometidos pelas tropas japonesas durante a Segunda Guerra Mundial.

O Japão invadiu o nordeste da China em setembro de 1931 e posteriormente houve uma invasão em escala completa iniciada em 7 de julho de 1937. Cerca de 35 milhões de soldados e civis chineses foram assassinados ou ficaram feridos durante a guerra, que continuou até 1945.

As tropas japonesas ocuparam Nanquim, antiga capital da China, até 13 de dezembro de 1937, e começaram um massacre de seis semanas. Mais de 300 mil chineses foram assassinados e houve mais de 20 mil casos de violação sexual.

O presidente da FECJC, Tong Zeng, informou à Xinhua no domingo que o governo japonês nunca se desculpou com as vítimas.

"Esperamos que os líderes do Japão visitem o Salão Comemorativo para as Vítimas do Massacre de Nanquim em 13 de dezembro e peçam perdão", disse Tong.

A Administração Estatal de Arquivos da China publicou em seu site oficial no domingo um vídeo de dez minutos sobre o Massacre de Nanquim.

O vídeo, que inclui diários e fotos tomadas por moradores estrangeiros naquela época, é a primeira parte de uma série de sete vídeos programada para ser publicada diariamente. No vídeo de domingo também aparecem fotos feitas pelas tropas invasoras do Japão.

"Não poderíamos nos manter calados quando as forças dos direitistas japoneses desafiam os fatos e ficam mais agressivos em relação ao assunto", afirmou Tong.

"O governo do Japão deve aprender com sua história da Segunda Guerra Mundial", acrescentou o especialista. "A redenção do Japão começará quando ele se desculpar sinceramente com as vítimas do Massacre de Nanquim."

Fonte: Xinhua