Ministério debate ações para superação da miséria

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participa nesta terça-feira (9), às 15h, do debate Redução da miséria no Brasil, seus sentidos e significados, que integra o evento "Brasil: o fim da miséria é só um começo", em Fortaleza.

merenda escolar

O jornalista e biógrafo Lira Neto e o assessor especial da Ação da Cidadania e filho do sociólogo Betinho, Daniel Souza, também participam.

A ministra ainda participa da abertura da exposição "Os Filhos Deste Solo: olhares sobre o povo brasileiro", no Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, às 18h.

Com o olhar autoral de cinco artistas – os fotógrafos Edu Simões e Marcelo Curia, a artista visual Rochelle Costi, o músico Dani Roland e o cineasta Felipe Diniz –, a mostra traz painéis e projeções fotográficas, documentos, vídeos, depoimentos, infográficos, trilha sonora original e instalação artística.

A mostra apresenta impactos positivos das novas políticas públicas na vida dos brasileiros.

Como fio condutor estão as histórias de cinco mulheres de Sergipe, Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Todas são beneficiárias do programa Bolsa Família e, em diferentes estágios, estão superando a situação de pobreza.

Lançada em outubro de 2013, dentro das comemorações dos dez anos do Programa Bolsa Família, a exposição já passou por Brasília e São Paulo.

E às 19h, no cinema do Centro Dragão do Mar, será apresentado pela primeira vez ao público o documentário Aqui deste Lugar, dos cineastas Sérgio Machado e Fernando Coimbra, que registra o cotidiano e os sonhos das famílias de baixa renda integrantes do Bolsa Família.

Os eventos são realizados pelo governo do Ceará, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Instituto Dragão do Mar.

Os Filhos Deste Solo

Depois de passar por Brasília e São Paulo, a exposição chega a Fortaleza e fica em cartaz até o dia 11 de janeiro no Centro Dragão do Mar, com entrada franca. O olhar autoral dos cinco artistas documenta o desenvolvimento social do País nos últimos dez anos.

Serviço

Brasil: o fim da miséria é só um começo

Quando: Terça-feira (9), das 15h às 21h

Onde: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza

Exposição Os Filhos Deste Solo: olhares sobre o povo brasileiro

Quando: de 09/12 a 11/01/2015, de terça a sexta, das 9h às 19h, e sábado, domingo e feriado, das 14h às 21h

Onde: Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social