OCDE: Desigualdades aumentaram em países desenvolvidos

As diferenças entre os setores ricos e pobres da população cresceram durante os últimos 30 anos, revelou nesta terça-feira (8) em sua sede na França a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Desigualdade - Nelson Kon

Um estudo dessa entidade assinalou que nos 34 países membros a renda de 10% dos mais ricos é 9,5 vezes superior em relação a igual proporção dos mais pobres.

Durante os anos 1980 essa diferença era de sete para um, indicou o relatório do economista Federico Cingano, que trabalha no escritório de emprego da OCDE.

No aprofundamento deste abismo teve forte influência o fato de que os lares mais modestos, cujos salários cresceram com dificuldade nesse período, resultaram nos mais afetados pela crise financeira global iniciada em 2008, de acordo com o especialista francês Thomas Piketty.

A agravação das desigualdades também pode ser vista na evolução do chamado coeficiente de Gini, um indicador onde se medem as iniquidades numa escala crescente de zero a um.

Há três décadas o coeficiente no seio da OCDE era de 0,29 e no final de 2012 estabeleceu-se em 0,32, isto é uma elevação de três pontos.

Além das consequências negativas desde o ponto de vista pessoal e social, este fenômeno também tem uma influência no crescimento da economia, de acordo com o documento.

Segundo os cálculos, mais três pontos do indicador de Gini significam uma perda global do 8,5% do Produto Interno Bruto.

A OCDE, com sede em Paris, é composta por 25 países da Europa, incluída a Turquia, quatro da Ásia e Oceania, um do Oriente Médio e quatro do continente americano, Estados Unidos, Canadá, Chile e México.

Fonte: Prensa Latina