Basquete brasileiro faz parceria pioneira com a NBA

O secretário de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, participou nesta quinta-feira (11), no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, do anúncio da parceria pioneira da Liga Nacional de Basquete (LNB) com a NBA (National Basketball Association), maior liga de basquete do mundo, para impulsionar a modalidade no Brasil. O evento contou com a presença de executivos da NBA e da LNB e de outros dirigentes do esporte nacional.

Basquete brasileiro faz parceria pioneira com a NBA - LNB

A parceria é de longo prazo e a primeira neste formato entre ligas esportivas no país. Com apoio da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), o objetivo é aumentar a popularidade do basquete no Brasil e gerar novos negócios que valorizem a modalidade.

“A NBA sempre teve compromisso com o Brasil e vê no país um lugar estratégico para um planejamento a longo prazo. A LNB fez um trabalho tremendo no desenvolvimento do NBB nestes últimos sete anos e esperamos continuar com essa evolução nos próximos anos. Esperamos ajudar no desenvolvimento em diversas áreas, como marketing, entretenimento e administração, e acreditamos que juntos podemos atrair mais interesse ao basquete brasileiro. Enfim, esperamos que o NBB possa se tornar um dos maiores campeonatos de basquete do mundo e estamos muito animados”, declarou o norte-americano Jason Carrily, um dos executivos da NBA presentes ao anúncio.

Pelos próximos anos, a parceria vai se expandir e pode abranger outras áreas, incluindo novos negócios envolvendo o NBB (Novo Basquete Brasil), operações de basquete e desenvolvimento de atletas, entre outras iniciativas.

Ricardo Leyser entende que a união das duas ligas “é uma luz no caminho da profissionalização do basquete brasileiro. É fantástico que o Brasil consiga fazer parceria com o que há de mais relevante no basquete mundial. Esperamos que esse acordo sensibilize a iniciativa privada no país a investir mais no esporte. Hoje a participação privada é muito tímida e há espaço para crescer, principalmente pela motivação de fazer os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro”.

“Após construirmos a LNB gradativamente nos últimos seis anos contando com o apoio incondicional dos nossos importantes apoiadores, Ministério do Esporte, Rede Globo e CBB, chegou a hora de darmos um passo bastante significativo para o avanço da nossa liga”, disse o presidente da LNB, Cássio Roque. “Com essa parceria com a NBA, seremos capazes de trabalhar em projetos e novas ações que vão estimular o crescimento do basquete no Brasil, além de proporcionar um melhor e mais empolgante produto aos nossos dedicados fãs”, completou o presidente.

“O basquete é um dos esportes mais populares e que mais vem crescendo no Brasil. A NBA está muito feliz com essa parceria com a LNB, isso nos permite sonhar com voos mais altos para o esporte no país. Vamos estar perto dos apaixonados pelo basquete, conquistar novos fãs e ajudar não só no crescimento, mas também no desenvolvimento da modalidade”, afirmou Arnon de Mello, diretor-executivo da NBA no Brasil.

Criada em 2008, a Liga Nacional de Basquete (LNB) reuniu os principais clubes do país para a fundação de uma liga que traria o melhor do basquete brasileiro aos fãs. Na edição deste ano (2014/2015), iniciada no fim de outubro, o campeonato Novo Basquete Brasil (NBB) apresenta 16 times na principal competição da modalidade no Brasil. Durante a temporada, o NBB apresenta algumas marcas conhecidas do NBA ‘All-Star’ Weekend, como os desafios de habilidade, os torneios de três pontos e o campeonato de enterradas. Por fim, o NBB 7 teve seu formato modificado este ano, com a decisão do título, disputada em partida única nas últimas três temporadas, alterada para uma inédita melhor de três na edição 2014/2015.

Além do trabalho que faz dentro de quadra, a LNB entende a importância de integrar e envolver a comunidade no seu dia a dia. Por isso, jogadores, treinadores e representantes da entidade participam, com frequência, de ações comunitárias e iniciativas sócio-educativas, além de clínicas de basquete voltadas a jovens e crianças de todo o Brasil.

Sobre a NBA

A NBA é uma empresa mundial de mídia e esportes que possui três ligas profissionais de basquete: NBA, WNBA (liga feminina profissional de basquete) e D-League (Liga de Desenvolvimento). A liga se estabeleceu em âmbito internacional, tendo 13 escritórios espalhados pelo mundo, partidas transmitidas em 215 países e territórios em 47 línguas. Os produtos oficiais da NBA são vendidos em mais de 125 mil lojas de 100 países nos seis continentes.

Jason Carrily, um dos executivos da NBA presentes ao anúncio: “A NBA sempre teve compromisso com o Brasil e vê no país um lugar estratégico para um planejamento a longo prazo” (Foto: LNB/divulgação)No início da temporada 2014/2015, a liga apresenta um recorde de 101 jogadores internacionais, de 37 países e territórios. Na esfera digital, a NBA tem a NBATV, disponível em aproximadamente 60 milhões de casas dos Estados Unidos, e a NBA.com, que alcançou o recorde de 26,9 bilhões de páginas visitadas durante a temporada 2013/2014, mais da metade desse número originadas fora da América do Norte. A NBA é a liga de esportes profissionais número 1 nas mídias sociais, com mais de 700 milhões de ‘curtidas’ e seguidores pelo mundo, englobando perfis da liga, equipes e jogadores.

Sobre a NBA no Brasil

A NBA inaugurou seu endereço no Brasil em setembro de 2012. Localizado no Rio de Janeiro, o escritório é o 15º pelo mundo e tem como principal objetivo aproximar a liga dos fãs brasileiros. Para isso, tem parcerias com os canais ESPN e Space e disponibiliza produtos oficiais licenciados pela loja NBA.com, e-commerce administrado em parceria com a Netshoes.

Desde que foi aberto oficialmente, o escritório da NBA no Brasil vem realizando mais eventos, firmando parcerias, criando oportunidades de negócios e trabalhando em conjunto com as entidades que comandam o esporte pela massificação da modalidade no país. As redes sociais da NBA Brasil têm mais de 500 mil fãs.

Desde 2002, a liga realiza eventos no país, tendo sido o ‘Latinos Unidos’ o projeto pioneiro. Em 2013, o Rio de Janeiro foi sede do primeiro jogo oficial da NBA no Brasil: Washington Wizards, de Nenê, e Chicago Bulls se enfrentaram em uma partida válida pela pré-temporada, dentro do projeto Global Games. Em outubro deste ano, Cleveland Cavaliers e Miami Heat jogaram no Rio de Janeiro pela edição 2014 do NBA Global Games.

Na temporada 2014/2015, o Brasil tem número recorde de atletas inscritos na liga, com sete no total: Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), Bruno Caboclo e Lucas ‘Bebê’ Nogueira (Toronto Raptors), Leandrinho Barbosa (Golden State Warriors), Nenê Hilário (Washington Wizards), Vítor Faverani (Boston Celtics) e Tiago Splitter (San Antonio Spurs), que se tornou o primeiro brasileiro campeão da liga na última temporada jogando pelo San Antonio Spurs.

Sobre a LNB

A Liga Nacional de Basquete (LNB) foi lançada em dezembro de 2008, reunindo as principais lideranças e os mais representativos clubes do basquete brasileiro, com o objetivo de reconduzir o esporte ao posto de segundo mais popular do Brasil, atrás apenas do futebol.

A LNB traz ao país a ideia consagrada pela NBA: uma liga independente, gerida pelos próprios clubes. A LNB conta com 16 clubes associados, de quatro estados e Distrito Federal, que participam do NBB (Novo Basquete Brasil), campeonato brasileiro masculino adulto de basquete, organizado pelos times, com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Além do NBB, a LNB também organiza mais duas competições: a Liga Ouro, que foi criada em 2013 como uma divisão de acesso ao NBB; e a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), competição nacional de clubes sub-22, organizada em parceria com o Ministério do Esporte, que vem sendo fundamental para a geração de novos talentos para a modalidade no país.

Fonte: Ministério do Esporte