Direção da CTB debate conjuntura nacional em reunião

Começou nesta quinta-feira (11) a 14ª Reunião da Direção Nacional da CTB. O encontro ocorre em Salvador e conta com a presença de mais de 200 cetebistas.

Reunião nacional da CTB - Manoel Porto

Na mesa inaugural, o presidente da central sindical, Adilson Araújo, destacou o fato de o evento ocorrer na Bahia. “É com muita honra que começamos o mandato itinerante da CTB”, disse ao fazer sua saudação aos participantes.

Em seguida, o ex-presidente do PSB, Roberto Amaral, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo e o assessor parlamentar do Diap, Antônio Augusto de Queiroz debateram a conjuntura nacional.

Tanto Amaral quanto Rabelo alertaram para a agressividade da direita, que tem feito constantes manifestações por não aceitam sua derrota nas urnas. Renato alertou que apesar da vitória da presidenta Dilma Rousseff a esquerda saiu enfraquecida no Congresso Nacional com a perda de parlamentares na bancada dos trabalhadores e o aumento de conservadores.

“Dilma tinha que construir um núcleo político para recompor e organizar a força que vai apoia-la neste segundo governo”, sugeriu. Ele também apontou que é preciso cumprir os compromissos assumidos na campanha e fazer as reformas estruturais necessárias para o desenvolvimento do país.

A unidade dos partidos com os movimentos sociais foi outro ponto visto como fundamental, pelos palestrantes, para fortalecer a esquerda e defender a estabilidade democrática. “Nossa alternativa é a organização popular”, frisou o ex-presidente do PSB.

“Ninguém nasce de esquerda ou de direita”, disse Amaral ao destacar a necessidade da formação para a consciência de classe. Opinião compartilhada por Antônio Queiroz.

Amaral enalteceu e qualificou como “um ato de muita coragem” a presidenta ter recebido na última quarta (10) dia em que é celebrado o Dia Internacional dos  Direitos Humanos o relatório da Comissão Nacional da Verdade com as recomendações sobre os crimes de lesa humanidade cometidos durante a ditadura militar no país.

Renato Rabelo terminou sua fala citando a reunião da Dilma com as centrais sindicais como um sinal da aproximação do governo com os movimentos sociais em prol da lutas da classe trabalhadora e conclamou os cetebistas a apoiarem fortalecer a democracia. "Vamos caminhar para um patamar político mais avançado", disse.

No fim da atividade Adilson dedicou a reunião ao presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, José Souza, que morreu recentemente em consequência de um infarto. Ivânia Pereira, secretária da Mulher da CTB, assumiu a presidência em seu lugar e se emocionou ao falar do líder sindical.

Após as palavras de Ivânia foi transmitido um vídeo com depoimentos de familiares e amigos. O encontro segue nesta sexta (12) e culminará com a inauguração da sede própria da CTB Bahia e com a comemoração do aniversário de 7 anos da central sindical.

Érika Ceconi, no portal da CTB