Eleitos em 2014 são diplomados pela Justiça Eleitoral

O processo eleitoral de 2014 foi encerrado oficialmente, na última segunda-feira (15/12), com a diplomação dos baianos eleitos em outubro. Em uma cerimônia no Centro de Convenções de Salvador, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) entregou os diplomas aos governador, vice, senador, 39 deputados federais e 63 deputados estaduais.

Os primeiros a serem diplomados foram o Governador eleito do Estado, Rui Costa (PT), e o seu vice, João Leão (PP), que receberam o diploma do presidente da Corte Eleitoral, o desembargador Lourival de Almeida Trindade. Na sequência, o corregedor Regional Eleitoral da Bahia, juiz Fábio Alexsandro Costa Bastos, entregou o diploma do novo senador pela Bahia, Otto Alencar (PSD).

Os deputados federais e seus primeiros suplentes foram diplomados pelo Juiz da Corte, Cláudio Césare Braga Pereira, e os deputados estaduais e suplentes, pelo Juiz Carlos d’Ávila Teixeira.

A diplomação é o ato da Justiça Eleitoral que habilita os eleitos a assumirem e exercerem os mandatos eletivos conquistados nas urnas, legitimando-os para a posse e o exercício dos respectivos cargos público.

Para os integrantes do Executivo estadual, a posse será em 1º de janeiro. Os integrantes do Legislativos serão empossados em fevereiro.

Da Redação.
Colaborou Ascom/TRE-BA