Pelo menos 130 mortos em ataque a escola militar no Paquistão

Pelo menos 130 pessoas, a maioria crianças, foram mortas no ataque feito nesta terça-feira (16), por comando talibã, a uma escola militar em Peshawar, no Noroeste do Paquistão.

Tragédia em escola paquistanesa - Voz da Rússia

A maior parte das crianças foi morta com um tiro na cabeça, disse o ministro da Informação Provincial, Mushtaq Ghani, acrescentando que há 25 feridos graves.

Segundo testemunhas, o ataque começou com forte explosão na Escola Militar Pública de Peshawar. Homens armados entraram no estabelecimento e foram de sala em sala disparando nos alunos.

O grupo Tehreek-e-Taliban Pakistan reivindicou a autoria do ataque como retaliação a uma grande operação do Exército, desenvolvida desde junho, nas zonas tribais do Waziristão do Norte e Khyber. De acordo com fontes oficiais, a operação já deixou mais de mil mortos.

O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, descreveu o ataque como “uma tragédia nacional perpetrada por selvagens”.

O ataque foi lançado por volta das 10h30 locais, quando pelo menos cinco homens armados, vestidos com uniformes militares, entraram na escola.

Fonte da segurança paquistanesa disse que havia centenas de alunos e funcionários quando o ataque começou. Integrante do Exército informou que a maioria das pessoas foi retirada do local.

A unidade faz parte do Sistema de Escolas Militares Públicas, com 146 estabelecimentos de ensino frequentados por filhos de militares e civis entre os 10 anos e os 18 anos.

Índia condena

O Ministério das Relações Exteriores da Índia exprimiu as suas condolências, condenando o atentado terrorista em Peshawar, declarou o porta-voz do ministério, Syed Akbaruddin.

“Nós sentimos uma profunda repulsão e horror que nenhuma palavra é capaz de expressar em relação a este atentado terrorista contra crianças inocentes da Escola Pública Militar em Peshawar. Quem foi massacrado hoje não foram só as crianças inocentes, mas o próprio conceito da humanidade. O governo da Índia condena definitivamente este crime bárbaro contra a humanidade. Nós oramos pelas famílias e amados de todos aqueles que perderam as suas vidas ou foram feridos neste incidente bárbaro. Nós esperamos que o Todo-Poderoso lhes dê coragem e força para lidar com a sua perda irreparável. Não existiu nunca nem nunca existirá nenhuma justificação para o terrorismo”.

O ministro indiano do Interior, Rajnath Singh, postou no Twitter a seguinte mensagem: “O meu coração vai com as famílias das crianças que foram mortas pelos terroristas em Peshawar. Eu apresento as minhas condolências a estas famílias”.

Fonte: Agência Brasil e Voz da Rússia