Donetsk se dispõe a ajudar na investigação da queda do Boeing malaio

As autoridades da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD) estão dispostas a apoiar a Holanda e a Malásia nos seus esforços de realizar uma investigação objetiva da queda do Boeing na região de Donbass, anunciou à mídia o chefe da RPD, Alexander Zakharchenko.

Ucrania boeing Malaysia Airlines

Enquanto isso, o Conselho de Segurança dos Países Baixos, declarou, em 12 de dezembro, que o último comboio de caminhões que transportava fragmentos da aeronave já tinha chegado à Holanda. No local do acidente sobraram, contudo, vários destroços que, no parecer de Zakharchenko, “devem ser igualmente retirados”.

“Se cria uma impressão de a investigação não ser interessante tanto para a Holanda, como para a Europa. Enviámos uma carta à parte holandesa e à parte malaia na qual expressamos a nossa disponibilidade de ajudar na recolha de destroços, no seu transporte e, em última análise, num exame objetivo das causas deste incidente”, frisou o líder da RPD.

O avião, que fazia rota entre Amsterdã e Kuala Lumpur, caiu em 17 de julho, na região de Donetsk. A bordo do avião seguiam 298 pessoas, incluindo 43 cidadãos da Malásia. Todas elas morreram.

Fonte: Voz da Rússia