Brasília será sede do Fórum Mundial da Água em 2018 

O Brasil será o primeiro país da América Latina a sediar o Fórum que debaterá alternativas para o aproveitamento racional e sustentável do recurso hídrico. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e a ANA (Agência Nacional de Águas) se reuniram esta semana com órgãos do Distrito Federal para tratar da promoção do Brasil como sede do 8º Fórum Mundial da Água em 2018, previsto para acontecer em Brasília (DF). 

Brasília será sede do Fórum Mundial da Água em 2018

“Desde o ano passado, o Instituto apoia a captação do evento, que promete atrair 35 mil pessoas de 147 países”, explicou o presidente da Embratur, Vicente Neto. A próxima edição acontecerá no período de 12 a 17 de abril de 2015, em Daegu, na Coreia do Sul, quando o Brasil deve fazer a promoção do País como sede do fórum seguinte, em Brasília.

“Será a oportunidade de apresentar os atrativos do País e motivar os participantes a confirmarem a viagem para o Brasil”, explicou Neto. Ele destacou que a Embratur vai montar o Pavilhão Brasil no evento na Coreia do Sul, que terá como inspiração a cidade de Brasília e apresentará as principais características da capital, com destaque para os azulejos de Athos Bulcão, os vitrais da Catedral Metropolitana, os blocos nas fachadas do Teatro Nacional Cláudio Santoro e o mapa do Plano Piloto.

A cidade de Brasília localiza-se em uma região singular na qual as águas superficiais nascentes desta área atravessam o continente até encontrar o Oceano Atlântico no extremo norte do País, na foz do rio Tocantins, percorrendo 2.150 km e, na outra vertente, as águas superficiais seguem para o sul, percorrendo 3.300 km até desaguarem no estuário do Rio da Prata, entre a Argentina e o Uruguai.

Dessa região, nasce, ainda, alguns tributários do rio São Francisco, que tem 2.814 km de extensão e banha algumas das áreas críticas do País em termo de escassez de água.

O espaço do Pavilhão Brasil terá 600 m2, auditório com capacidade para 50 pessoas, centro de mídia, o Espaço Brasília 2018, além de uma área para apresentações culturais.

Fórum Mundial de Água

O evento é promovido a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água e contribui para aumentar a importância do tema na agenda política internacional. Durante o Fórum, os participantes procuram soluções para problemas relacionados à água e ao saneamento, contribuindo para a formulação de políticas públicas de uso racional dos recursos hídricos.

Já foram realizadas seis edições do Fórum. A última, que aconteceu em 2012, em Marselha, na França, a participação do Brasil teve um destaque especial. O País mobilizou quase 70 instituições entre governamentais, não governamentais e privadas.

Da Redação em Brasília
Com informações da Embratur