China expressa forte oposição à venda de armas dos EUA a Taiwan

O presidente dos EUA, Barack Obama, aprovou nesta quinta-feira (18), um projeto da venda de quatro fragatas da classe Oliver Hazard Perry a Taiwan. A China expressou sua forte oposição à decisão norte-americana.

Qin Gang, porta-voz do MRE da China

Na coletiva de imprensa desta sexta-feira (19), o porta-voz da Chancelaria chinesa, Qin Gang, destacou que a questão de Taiwan corresponde aos interesses fundamentais da China e constitui o assunto mais importante e sensível no relacionamento sino-norte-americano.

Qin Gang reiterou a firme oposição à venda de armas dos EUA para Taiwan e frisou que o projeto dos EUA prejudica os interesses da soberania e segurança chinesa, violando gravemente os princípios dos Três Comunicados Conjuntos emitidos pelos dois países.

Qin Gang apelou para que os EUA observem a Política de uma China e parem os intercâmbios militares com as autoridades de Taiwan.

O porta-voz do Ministério da Defesa da China, Geng Yansheng, destacou que as relações militares entre a China e os EUA se encontram num momento de grandes oportunidades e que a parte norte-americana deve promover, em conjunto com a China, o desenvolvimento saudável e estável das relações bilaterais.

Geng Yansheng disse que a China vai acompanhar estreitamente o assunto e agirá conforme a situação.

Fonte: Rádio Internacional da China