Terroristas apoiados pelos EUA juram lealdade a Estado Islâmico

Formadas por dois mil membros, as Brigadas Shuhada Al Yarmuk, um grupo respaldado e treinado durante dois anos pelos Estados Unidos para combater o governo sírio, jurou lealdade ao Estado Islâmico (EI), informou nesta sexta-feira (19) a emissora Al Manar.

terrorista síria antitanque

A mudança nesse agrupamento, com presença na província síria de Daraa, sul do país, poderia provocar o colapso de outros grupos terroristas que agem nessa área e supõe um perigo para a Jordânia e Israel, destaca a emissora libanesa de televisão.

Cerca de 45 quilômetros de fronteira entre a Síria e Israel agora estão sob o controle do EI, adverte.

Segundo a Al Manar, o incidente mostra "a falsidade das afirmações ocidentais sobre a existência de supostos grupos rebeldes moderados na Síria".

O jornal israelense Haaretz assinalou que além das Shuhada Al Yarmuk, as brigadas Abu Mohammed al Tilawi e Bayt al Maqdis juraram lealdade ao grupo terrorista e a seu autoproclamado Califa, Abu Bakr al Baghdadi.

Em reiteradas ocasiões, o governo de Damasco tem denunciado o apoio dos Estados Unidos e seus aliados europeus e regionais aos numerosos grupos extremistas presentes na Síria.

Mais de 200 mil pessoas morreram e milhões foram obrigadas a abandonar seus lares desde o início do conflito, em março de 2011.

Fonte: Prensa Latina