Aldo Rebelo assume ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (23) novos nomes do seu ministério. O atual ministro do Esporte, Aldo Rebelo vai para a pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação. Aldo é membro da direção nacional do PCdoB e foi eleito deputado federal por cinco mandatos consecutivos (1989 a 2011).

Aldo Rebelo

Os outros novos nomes anunciados pelo Planalto são: 

Cid Gomes (Educação); Edinho Araújo (Portos); Eduardo Braga (Minas e Energia); Eliseu Padilha (Aviação Civil); George Hilton (Esporte); Gilberto Kassab (Cidades); Helder Barbalho (Pesca e Aquicultura); Jaques Wagner (Defesa); Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento); Nilma Lino Gomes (Políticas de Promoção da Igualdade Racial); Valdir Simão (Controladoria-Geral da União); e Vinícius Laje (Turismo).

A presidenta agradeceu a dedicação dos ministros:

Celso Amorim (Defesa); Cesar Borges (Portos); Clélio Campolina Diniz (Ciência, Tecnologia e Inovação); Edison Lobão (Minas e Energia); Eduardo Lopes (Pesca e Aquicultura); Gilberto Occhi (Cidades); Henrique Paim (Educação); Jorge Hage (CGU); Luiza Bairros (Políticas de Promoção da Igualdade Racial); Moreira Franco (Aviação Civil); e Neri Geller (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

A posse dos novos ministros será realizada no dia 1º de janeiro.

Aldo Rebelo

Com intensa participação na área das relações exteriores e de defesa nacional, Aldo foi membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, sendo seu presidente em 2002.

Presidente da Câmara de 2005 a 2007, foi líder do PCdoB e do governo Lula. Em janeiro de 2004, licenciou-se do mandato de deputado e assumiu a Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Presidência da República. Nas eleições municipais de 2008, foi candidato a vice-prefeito de São Paulo na chapa de Marta Suplicy (PT). O candidato vitorioso foi Gilberto Kassab, indicado hoje para o Ministério das Cidades.

Natural de Alagoas, Aldo Rebelo começou a se interessar por política quando estudava no Colégio Agrícola Floriano Peixoto, na década de 70. Ele ingressou na Ação Popular (AP) e, em 1977, no PCdoB. Em 1979, quando a União Nacional dos Estudantes (UNE) foi reconstruída, Aldo foi eleito secretário-geral e chegou à presidência em 1980. Sua trajetória parlamentar teve início em 1988, quando foi eleito vereador por São Paulo.

Com informações da Agência Brasil
Matéria atualizada às 9h09 para acréscimo de informações