Assistência da China à Rússia afetará sistema financeiro ocidental

A intenção da China de ajudar à Rússia a resolver as dificuldades econômicas, declarada por Pequim após a recente ajuda à Venezuela e Argentina, significa a morte do sistema de Bretton Woods, que existia desde a Segunda Guerra Mundial, de acordo com uma opinião do colunista do serviço de notícias econômicas Bloomberg no Japão William Pesek, citada pelo The Chicago Tribune.

Banco da China

Tal comportamento da China significa a perda por parte da América do status do principal elo do sistema financeiro global, bem como o enfraquecimento da influência do Japão na Ásia.

Segundo acredita William Pesek, a China ajuda outros países a fim de obter uma certa influência geopolítica, ao mesmo tempo, ela presta assistência aos Estados que não estão de acordo com a política dos EUA e seus aliados.

O acordo sobre as permutas monetárias com a Rússia e Argentina, bem como um empréstimo substancial prestado à Venezuela indicam que a China está pronta para dar dinheiro em troca de alianças diplomáticas, afirma o autor.

Se a crise na zona do euro piorar em 2015, a China pode contar com o fato de os líderes europeus estarem dispostos a suavizar suas críticas, e, em caso de problemas com instituições financeiras ocidentais, quase todos os países asiáticos procurarão, provavelmente, a ajuda de China, considera William Pesek.

Fonte: Voz da Rússia