Pequim receberá fórum China-Celac em janeiro

A China anunciou, nesta segunda-feira (29), a realização nos dias 8 e 9 de janeiro, em Pequim, do primeiro Fórum ministerial China-Celac (Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos), com a presença dos chanceleres desses países e chefes de organismos regionais.

Hua Chunying

A conferência é a concretização do consenso que o presidente chinês, Xi Jinping, chegou com os líderes dos países latino-americanos e caribenhos durante sua última visita à região.

Hua Chunying, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, disse que esse importante encontro discutirá as principais orientações de cooperação, áreas de colaboração e temas vinculados com a criação de instituições.

O tema será a nova plataforma, nova partida e nova oportunidade. Os participantes vão discutir sobre as áreas de cooperação mais importantes e a construção do mecanismo do fórum. Deverão ser aprovados na conferência alguns documentos importantes para a cooperação bilateral.

O Fórum China-Celac foi aprovado pela Cúpula desse bloco latino-caribenho realizada em Havana em janeiro de 2014 e tem como objetivo o intercâmbio e o diálogo em política, economia, comércio e cultura.

Hua disse que a China deseja fazer esse diálogo com outras organizações latino-americanas para edificar uma rede que permita às duas partes se complementarem com seus respectivos avanços.

A porta-voz enfatizou que a China, como país anfitrião, vai preparar os trabalhos relativos e utilizar a plataforma do fórum para promover o desenvolvimento das relações de parceria cooperativa integral entre os dois lados.

A Celac foi criada em dezembro de 2011 e está integrada por todos os países da América e do Caribe, com exceção dos Estados Unidos e Canadá.

Fonte: Prensa Latina e Rádio China Internacional