Conab e BNDES investem em cooperativas da agricultura familiar

Cerca de 291 projetos de organizações da agricultura familiar foram selecionados no segundo edital feito por meio de acordo entre as duas instituições.

Plano safra - Tamires Kopp | MDA

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgam nesta terça-feira (30) o resultado do segundo edital de chamada pública de 2014 referente ao acordo de atuação conjunta celebrado entre as entidades. Foram selecionados 291 projetos de organizações da agricultura familiar, 36% do total de inscritos.

Ao todo serão investidos aproximadamente R$ 13 milhões nas associações ou cooperativas de agricultores familiares que já operacionalizaram o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) ou a Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) e foram habilitadas dentro do limite dos recursos. A verba deve ser investida em infraestrutura, incluindo a compra de equipamentos, veículos, estruturação, construções entre outros.

"Esses investimentos ajudarão as cooperativas e associações a vencerem desafios de processamento e logística, e assim, qualificá-las para o acesso ao mercado, além de garantir uma melhor eficiência na comercialização dos produtos", afirma o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Marcelo Intini.

Os candidatos terão prazo de cinco dias úteis para recurso. Para recorrer é necessário preencher o formulário disponível no site da Companhia e enviar digitalizado para o e-mail [email protected] até o dia 7 de janeiro de 2015.

Agricultores familiares de 24 estados brasileiros foram contemplados. Minas Gerais apresentou o maior número de projetos selecionados, seguida do São Paulo, Bahia, Goiás e Rio Grande do Norte.

Fonte: Portal Brasil com informações da Conab