Dilma Rousseff discursa para o povo: nenhum passo atrás 

Em seu discurso no parlatório, dirigido aos milhares de brasileiros que se aglomeraram em frente ao Palácio do Planalto, após a posse oficial no Congresso Nacional, a presidenta Dilma Rousseff pediu apoio de todos. Ela prometeu governar o Brasil, “com nenhum direito a menos, nenhum passo atrás, só mais direitos e passos a frente. Esse é o juramento que faço nessa praça”.
 

Dilma Rousseff discursa para o povo: nenhum passo atrás

Após receber a faixa presidencial do chefe do Cerimonial, colocando a faixa em si mesma, e a execução do Hino Nacional, Dilma Rousseff falou ao povo brasileiro do parlatório. E foi ouvida e aplaudida pela multidão que se aglomerou em frente ao Palácio do Planalto.

A presidenta Dilma agradeceu a presença dos brasileiros “que vieram de todos os cantos do nosso país na Marcha da Esperança para dizerem sim ao futuro do Brasil”. E fez homenagem às mulheres, destacando que a presença dela na Presidência da República “honra a mulher brasileira, que são guerreiras anônimas, que controem com carinho o nosso país”.

“Com esse povo e para esse povo que nós vamos governar”, discursou, arrancando aplausos e gritos de aprovação dos manifestantes. Citando sempre o ex-presidente Lula, ela lembrou que pela primeira vez o país tem uma geração que não viveu a miséria, lembrando que após os 12 últimos anos de governo do PT e seus aliados foram resgatadas 36 milhões de pessoas da extrema pobreza.

“Nunca tantos brasileiros tiveram casa própria; nunca tantos brasileiros tiveram ensino técnico, nunca tantos brasileiros viveram sem crise institucional, nunca se apurou e puniu a corrupção no Brasil”, discursou a presidenta reeleita.

Leia também:
Líderes mundiais prestigiam posse de Dilma
Líderes latino-americanos presenciam posse de Dilma Rousseff
Acompanhe a íntegra do discurso de posse da presidenta Dilma
Dilma terá condições para fazer as mudanças necessárias, diz Cardozo

E, ao finalizar o curto discurso, após uma longa fala no Congresso Nacional, a presidenta Dilma Rousseff pediu apoio de todos, do leste a oeste, do norte a sul, prometendo governar o Brasil “com nenhum direito a menos, nenhum passo atrás, só mais direitos e passos à frente. Esse é o juramento que faço nessa praça”.

De pé e com fé

“Escuto as vozes de vocês, vozes corajosas, a dizerem que estamos aqui todos nós, de pé, que temos fé no Brasil. Nós acreditamos nessa terra porque nos últimos 12 anos não se discriminam os pobres, não se esquecem dos jovens, não se discriminam as mulheres”, disse Dilma aos manifestantes.

E, diante de uma imensa plateia, que lotou a Praça dos Três Poderes, ela destacou que “não importam os obstáculos, vamos construir um Brasil próspero. Nada, absolutamente nada, ninguém, absolutamente ninguém, vai me afastar desse compromisso”, disse ainda a presidenta.

Ela lembrou que durante toda a campanha eleitoral, ficou claro que a população brasileira que “mais e melhor”. “O tema mais invocado foi reforma e assumo, nessa praça, o compromisso de promover nova etapa de mudanças sociais no nosso Brasil. Vamos fazer ajustes na economia, mas sem revogar direitos conquistados ou trair compromissos sociais”, garantiu.

“Fui reeleita para fazer as mudanças que vocês desejam. Assumo o segundo mandato com mais esperança do que o primeiro. E com a certeza de que estamos juntos e com a força da imensa fé que temos – de pé e com fé.”

E garantiu que “vamos fazer a reforma política, o Brasil será a verdadeira pátria educadora e os brasileiros terão educação de qualidade da creche ao ensino superior. Vamos mudar a Constituição para que o governo garanta mais segurança, exames com especialistas, emprego de qualidade com educação e inovação”.

E repetindo: “De pé e com fé, vamos continuar a política de valorização do salário mínimo, o Fies, o Prouni, o Ciência sem Fronteiras. Somos capazes de fazer isso porque nos últimos 12 anos fizemos isso.” E mais uma vez pediu apoio dos brasileiros para governar o Brasil com as mudanças e reformas exigidas pela população.

De Brasília
Márcia Xavier