Evento no Itamaraty encerra cerimônia de posse de Dilma 

A cerimônia de posse da presidenta Dilma Rousseff prosseguiu, após os discursos no Congresso Nacional e no Parlatório, com os cumprimentos de chefes de Estado e autoridades brasileiras – entre eles os ex-presidentes da República José Sarney e Luiz Inácio Lula da Silva – e de presidentes dos Poderes Legislativo e Judiciário, no Salão Nobre do Palácio do Planalto. 

Evento no Itamaraty encerra cerimônia de posse de Dilma

Logo após receber os cumprimentos, a presidenta iniciou a cerimônia de posse dos 39 ministros. Depois, ela seguiu para o Palácio do Itamaraty, onde um jantar é oferecido aos chefes de Estado e comitivas internacionais que vieram acompanhar a posse.

Dos 39 integrantes do ministério do segundo mandato de Dilma Rousseff, quase a metade é formado por nomes conhecidos, pois 15 ministros foram mantidos em suas cadeiras e quatro foram remanejados para outras pastas. Nos anúncios que promoveu nas últimas semanas, Dilma escolheu 20 novos nomes para o seu primeiro escalão.

Assinaram o termo de posse 24 ministros, pois assumem novas funções. Os 15 que permanecem nos cargos foram convidados a comparecer ao tapete verde, atrás da presidenta e do vice Michel Temer, durante a cerimônia. Logo depois, todos foram para o Salão Oeste do Palácio do Planalto, a fim de fazer a foto oficial ao lado de Dilma Rousseff.

A cerimônia de posse ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Planalto. No local, mil cadeiras foram preparadas para autoridades, parentes dos ministros que tomaram posse, representantes de movimentos sociais e entidades da sociedade civil.

Reuniões reservadas

Às 19 horas, a presidenta Dilma Rousseff chegou ao Palácio Itamaraty para o último compromisso oficial no dia de sua posse. Na sede do Ministério das Relações Exteriores, ela recebe vários convidados, entre eles autoridades políticas brasileiras, alguns chefes e vice-chefes de Estado e de governo e embaixadores estrangeiros.

Dilma chegou acompanhada de sua filha, Paula; do embaixador Mauro Vieira, empossado hoje como novo ministro das Relações Exteriores, e de Luiz Alberto Figueiredo, que ocupava o cargo até hoje.

A presidenta chegou pela entrada principal do Palácio Itamaraty, cumprimentou os jornalistas e subiu a escada do hall principal do edifício. Antes de seguir para o jantar com os convidados, Dilma tem duas reuniões bilaterais reservadas, de cerca de dez minutos cada. Uma com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e outra com a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova.

Da Redação em Brasília
Com Agência Brasil