Aldo Rebelo quer que CT&I contribuam com desenvolvimento do país 

O ex-ministro do Esporte, Aldo Rebelo assumiu, na tarde desta sexta-feira (2), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, mantendo-se na equipe da presidenta Dilma para o seu segundo mandato. Em seu discurso de posse, o novo ministro deu destaque ao papel político da ciência, manifestando esperança de que a área contribua com o desenvolvimento do país e para a garantia de soberania nacional, com autonomia política e tecnológica. 

Aldo Rebelo quer que CT&I contribuam com desenvolvimento do país - Agência Brasil

Aldo Rebelo assumiu a pasta em cerimônia de transmissão de cargo com o antecessor, Clelio Campolina Diniz, que esteve à frente da pasta por nove meses, apontado como detentor de “profunda relação com a área” pelo próprio Rebelo.

O novo ministro pontuou seu discurso de posse com a relação entre a ciência e a política. “Sem essa aproximação, você corre o risco de sofrer prejuízos, porque muitas decisões que são importantes para a ciência, d tecnologia e d inovação são decisões políticas”, destacou.

Rebelo se comprometeu em ampliar os recursos da pasta, cujo orçamento pode sofrer contingenciamentos, tema que ele disse que discutirá diretamente com a presidenta Dilma Rousseff e com os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa. E defendeu a recomposição e ampliação dos investimentos do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Ele também destacou a importância do fortalecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a fim de que os trabalhos nas áreas de ciência e tecnologia possam ser intensificados, expandidos e integrados.

“Que nós tratemos de fortalecer a agenda da ciência e da tecnologia, de prestigiá-la, de dar a ela dimensão política, de valorizá-la socialmente e de dar ao país uma mentalidade científica”, destacou.

Integração como meta

A integração de governos, empresas e instituições de pesquisa na expansão e desenvolvimento do sistema de ciência e tecnologia também foi apontada como meta pelo novo ministro. A ideia é que as instituições de pesquisa estaduais sejam fortalecidas, compartilhem conhecimentos e integrem conjuntamente as ações estratégicas para o país em áreas como difusão científica, biotecnologia, energia e nos programas espacial e nuclear.

Já no campo empresarial, Rebelo disse que defenderá a ampliação de concessões de crédito e subvenção econômica para pesquisa e desenvolvimento no setor. “Não há competitividade nos dias de hoje sem inovação”, avaliou.

Em entrevista à imprensa, durante a cerimônia de posse da presidenta para seu segundo mandato, Aldo Rebelo comentou que planeja cumprir a missão de comandar o MCTI com o mesmo empenho com que esteve à frente do Ministério do Esporte.

Ciência como destaque

A temática da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) teve destaque no discurso da presidenta durante compromisso constitucional perante o Congresso Nacional na quinta-feira (1º). Dilma enfatizou a importância de inovar, ampliar a competitividade, promover o acesso ao conhecimento e preservar o meio ambiente.

Ela anunciou "Brasil, pátria educadora" como o lema do novo governo e reafirmou a continuidade do programa Ciência sem Fronteiras (CSF), entre outras iniciativas ligadas a formação e capacitação de recursos humanos e inclusão no mercado de trabalho.

"Daremos prioridade ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação, estimulando e fortalecendo as parcerias entre o setor produtivo e nossos centros de pesquisa e universidades", disse.

Da Redação em Brasília
Com agências