Secretário de Alckmin culpa melhora da renda por aumento de roubos

O novo secretário estadual de Segurança Pública do governo do tucano Geraldo Alckmin, Alexandre de Moraes, afirmou nesta sexta-feira (2) que os altos índices de roubo e latrocínio no estado tem relação com o aumento do consumo.

Alckmin e Alexandre Moraes secretario de segurança pública.jpg - Edson Lopes Jr/A2 Fotografia

“É obviamente uma causa o aumento é do consumo, a divisão maior em todas das classes sociais de consumo, vide roubo celulares”, disse Moraes.

Segundo Moraes, nos últimos anos houve uma melhora “sensível” e “absoluta” em todos os índices de criminalidade.

“A situação da segurança pública em São Paulo é a melhor situação do país. Nós temos de ter em mente isso. O fato de determinados índices, especificamente o de roubos, terem sido ampliados nesses últimos meses não significa que a situação da segurança pública de São Paulo acabou ficando ruim de uma hora para outra”, justificou.

Leia também
SP: Alckmin anuncia cortes fiscais; crise hídrica continua sem solução
São Paulo é o Estado com mais tempo sem alternância de poder

Para o novo secretário de Segurança de Alckmin, o que apresentou piora foi a sensação de segurança da população paulista. “Hoje, em São Paulo, não andam juntas a segurança pública e a sensação de segurança. É importante que se unam as duas. A segurança pública é boa e pode melhorar e a percepção de segurança teve uma piora”, disse.

O que Moraes chama de percepção, na verdade, é a realidade cotidiana dos paulistas. Em 2014 o número de roubos em São Paulo foi recorde com 286.523 crimes desse tipo entre janeiro e novembro, o maior desde 2001. Isso porque somente são contabilizados roubos registrados, ou seja, que resultaram em Boletim de Ocorrência.

Dentre as medidas anunciadas pelo secretário estão a alteração no procedimento de investigação de quadrilha, roubo e receptação. Além disso, também será realizada uma reestruturação do número de policiais por batalhões em São Paulo na tentativa de reforçar o policiamento em áreas onde os índices de roubos são maiores.

Moraes é o substituto de Fernando Grella Vieira. Grella, que é promotor, havia assumido a cadeira da segurança em 22 de novembro de 2012, no lugar de Antonio Ferreira Pinto.

Com informações de agências