Convocação de Policiais melhora Segurança no Maranhão

 

 A segurança pública do Maranhão receberá um grande incentivo no começo da gestão do novo governador do Estado, Flávio Dino. Ele anunciou, no dia de sua posse, 17 medidas a serem tomadas para a melhoria do Maranhão.

Em relação à segurança pública, foi anunciada a convocação de mil candidatos aprovados na primeira fase do concurso público de soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro Militar, para o Teste de Aptidão Física (TAF). Foi criada uma comissão especial para elaboração de proposta visando à revisão das regras de ingresso, lotação, transferência e promoção dos membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

Uma medida provisória também estabelece a representação judicial de membros das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros Militar pela Procuradoria Geral do Estado quando, em decorrência do cumprimento de dever constitucional, legal ou regulamentar, responderem a inquérito policial ou a processo judicial.

Com o Decreto, o número de policiais da capital passa a ser de 10 mil, o que melhora o nível da média de policial por habitante. Segundo o Ministério da Justiça, o Maranhão é um dos estados com o pior percentual de policiais por habitantes, sendo um para cada 890 pessoas. A convocação permitirá que a média do estado suba para 1 policial para cada 600 habitantes.