No rádio, Álvaro Gomes fala dos planos à frente da Setre

As principais metas do novo titular da pasta do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia foram apresentadas na Rádio Band News, no Programa 1ª Edição, na manhã desta quarta-feira (7/1). O novo secretário, Álvaro Gomes, ressaltou sua consciência da importância do papel da Setre na construção de uma Bahia mais inclusiva e justa socialmente.

Álvaro falou dos seus projetos para aquecer a geração de empregos, a partir do oferecimento de cursos de qualificação profissional àqueles que mais precisam, assim como do desenvolvimento das pequenas e microempresas, do incentivo ao empreendedorismo individual e da economia solidária. Ele observou ainda a função do SineBahia na intermediação da mão de obra.

Às perguntas do radialista Evilásio Júnior e de ouvintes, o secretário destacou que envidará todos os esforços na abertura de novas frentes de trabalho, nos mais diversos campos da atividade laboral. E foi enfático: não vou abrir mão de que os novos empregos tenham a marca do trabalho decente, símbolo da luta da Setre nos últimos anos.

O secretário mencionou ainda a intenção de, juntamente com o Ministério Público do Trabalho (MPT), recrudescer o combate à atividade laboral em condições análoga ao trabalho escravo, bem como ao trabalho infantil e ao assédio moral. Ressalvou também sua preocupação com o respeito ao meio ambiente e a sustentabilidade.

Perguntado sobre como seria a relação da Setre com o movimento sindical, o secretário sentiu-se bem à vontade: “Vou me sentir em casa; sou oriundo do movimento sindical e estou preparado para fazer a interlocução entre o governo Rui Costa e os trabalhadores, através da secretaria. Fui presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia e da Comissão do Trabalho da Assembleia Legislativa. Integrei ainda a CUT – Central Única dos Trabalhadores -, e a Federação Nacional dos Bancários”.

Esporte

Às muitas perguntas acerca do esporte, o titular da Setre ‘jogou o time pra frente’: “o esporte é uma das prioridades de nossa gestão. Vou transformá-lo num veículo de desenvolvimento humano, de inclusão social e combate às drogas”. Ele declinou o pensamento de reunir as federações de esporte amador no Estado para ouvi-las, planejar e implementar medidas de incentivo às várias modalidades esportivas.

Com relação à extinção do Instituto Visconde de Mauá, ligado à Setre, decorrente da reforma administrativa do governo da Bahia, o secretário observou que a medida vem sendo estudada, mas disse que o incentivo ao artesanato continuaria e que a comercialização dos produtos não sofreria prejuízos.

Álvaro Gomes salientou ainda a sua intervenção junto à direção do Banco do Brasil, no sentido de evitar a transferência do setor de Call Center da instituição para a cidade de Recife, que implicaria na demissão de cerca de mil trabalhadores baianos.

Fonte: Ascom/Setre