Oferta de gás natural cresce 10% em 2014 e bate recorde 

Com uma média de 96,10 milhões de m³/dia em 2014, a oferta de gás natural da Petrobras cresceu 10% em relação ao volume médio de 87,30 milhões de m³/dia destinado aos mercados termelétrico e não termelétrico, bem como ao consumo interno da companhia em 2013. Com essa marca, a Petrobras bateu seu próprio recorde anual de oferta de gás natural ao mercado brasileiro. 

Com 96,10 milhões de m³/dia, em média, a companhia bateu seu próprio recorde de oferta de gás natural ao mercado. Foto: Divulgação/Agência Petrobras

Para essa performance, contribuíram significativamente o aumento da oferta de gás nacional e a flexibilidade conquistada com a implantação, no país, dos três terminais de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) com capacidade para regaseificar 41 milhões de m³/dia de gás natural.

Em 2014, a oferta de gás nacional ao mercado foi de 43,23 milhões de m³/dia, em média. Nos terminais de GNL de Pecém (CE), Baía de Guanabara (RJ) e da Bahia foram regaseificados ao longo do ano uma média de 20 milhões de m³/dia. Da Bolívia foram importados, em média, 32,87 milhões de m³/dia.

Leia também:
Com nova alta na Bolsa, ações da Petrobras crescem 6%

Da oferta total de gás natural, 41,94 milhões de m³/dia foram entregues ao mercado termelétrico, garantindo o suprimento do Parque Gerador de Energia Elétrica da Petrobras e de usinas de terceiros num período de forte despacho termelétrico ordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Ao mercado não termelétrico foram entregues 38,90 milhões de m³/dia. O consumo interno da Petrobras em suas refinarias e fábricas de fertilizantes foi de 13,33 milhões de m³/dia e o consumo no sistema de transporte de gás natural foi de 1,93 milhão de m³/dia.

Fonte: Blog do Planalto