Lideranças do PCdoB apoiam reeleição de Maria Quitéria na UPB

Os deputados federais, estaduais e os prefeitos do PCdoB na Bahia apoiam a reeleição da prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, para a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). De acordo com o presidente estadual do partido, não houve uma deliberação formal, mas as principais lideranças consultadas apontaram o apoio a Quitéria, considerando “o bom trabalho desempenhado por ela”.

Daniel destacou as principais marcas da gestão da presidenta, que justificaram a decisão das lideranças comunistas. São elas: os compromissos dela com o municipalismo e com os prefeitos do PCdoB, a participação com êxitos da entidade nos debates nacionais sobre os prefeitos, a dedicação dela na campanha de Rui Costa [governador do PT] e o diálogo com os governos federal e estadual.

O presidente do PCdoB no estado afirmou ainda que, quando coordenou a bancada da Bahia no Congresso Nacional, acompanhou de perto a atuação de Quitéria, que foi fundamental para a conquista de uma demanda importante dos prefeitos: a elevação em 1% do percentual relativo Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O fundo passa de 23,5% para 24,5%.

“Maria Quitéria produziu muito impacto junto às lideranças do Congresso, foi muito ativa. Inicialmente, [a entidade] reivindicava 2%, e conseguiu 1% de elevação do FPM. Nos debates e atos promovidos pelas organizações estaduais, a Bahia se destacou amplamente e ela liderou esse processo”, defendeu Daniel Almeida.

A eleição na UPB acontece nesta quarta-feira (14/1) e é aguardada a participação de todos os prefeitos dos 417 municípios baianos.

De Salvador,
Erikson Walla