Pressão da greve faz Volks retomar negociações com trabalhadores

Após 8 dias de paralisação e manifestação realizada nesta segunda-feira (12), que reuniu cerca de 20 mil trabalhadores de diversas montadoras na Via Anchieta, em São Paulo, a Volkswagen chamou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para retomar o diálogo interrompido o anúncio de demissões de 800 trabalhadores.

Metalúrgicos do ABC manifestação na Anchieta e imigrantes contra demissão nas montadoras - Adonis Guerra

A assessoria de imprensa informa que o secretário-geral do sindicato, Wagner Santana, terá a primeira rodada de negociação ainda nesta terça (13), às 16 horas, na fábrica, em São Bernardo. Os trabalhadores decidiram em assembleia manter a greve por tempo indeterminado. “Nossa luta será permanente. Nosso objetivo é garantir os direitos dos trabalhadores na Volks”, ressalta Santana.

Segundo o dirigente, o movimento será concentrado apenas no período da manhã, por isso o sindicato convoca os trabalhadores dos turnos da tarde e noite à comparecer a partir das 6 horas na fábrica. “Todas as manhãs realizaremos assembleias informativas para orientar os trabalhadores sobre o andamento do movimento e das negociações”, informa.

Brasília

Ainda nesta terça (13), o presidente da entidade, Rafael Marques, reúne-se, em Brasília, com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, para entrega da pauta trabalhista aprovada pelos metalúrgicos, que inclui a criação do programa de renovação da frota de caminhões e incentivos ao crédito. 

A greve na Volks foi iniciada no último dia 6, data de retorno dos trabalhadores das férias coletivas, em protesto contra as demissões. Os 800 trabalhadores demitidos souberam da decisão da montadora por meio de telegramas recebidos às vésperas do final do ano passado. A correspondência, que começou a ser enviada em 30 de dezembro, orientava os trabalhadores a não retornar aos seus postos de trabalho após o fim das férias.

Com informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC