Barreiras contará com Centro de Referência de Atendimento à Mulher

A nova unidade de atendimento especializado para a mulher na Bahia, a ser instalada em Barreiras, é resultado da reunião realizada na última segunda-feira (12/01) entre a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, e a secretária de Ação Social de Barreiras, Antônia Pedrosa.

Além de solicitar a instalação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, em parceria com a Prefeitura de Barreiras, a secretária pediu apoio para o fortalecimento da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) da cidade de Barreiras, que atende a toda a Região. “Até o momento só temos a casa alugada e uma coordenadora para o Centro de Referência. Precisamos do apoio do Governo do Estado para conseguir uma equipe multidisciplinar”.

Os Centros de Referência são espaços de acolhimento e atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência, que proporcione o atendimento e o acolhimento necessários à superação da situação de violência ocorrida, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o resgate de sua cidadania.

Atualmente, as mulheres da Bahia contam com centros de referência em 17 municípios. Além de Salvador, possuem CR as cidades de Camaçari, Cruz das Almas, Feira de Santana, Irecê, Jequié, Itamaraju, Lauro de Freitas, Valença, Alagoinhas, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Itapetinga, Maragogipe, Paulo Afonso e Abaíra.

De acordo com a secretária da Mulher, Olívia Santana, mais seis municípios já estão com uma parte dos equipamentos adquiridos e os carros que vão servir as unidades também já foram providenciados. "Estamos providenciando a aquisição dos demais equipamentos para que os municípios tenham melhores condições de apoiar às mulheres vítimas da violência", afirmou.

De Salvador,
Maiana Brito,
com ascom SPM