Com safra recorde, governo anuncia plano para escoamento

A nova safra brasileira de grãos deverá superar marca de 202 milhões de toneladas no período 2014-2015, avanço de 5% em relação à colheita do período anterior. Para garantir o escoamento da nova safra, o governo vai investir em diversas ações de infraestrutura.

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A informação foi anunciada pelos ministros da Secretaria de Portos, Edinho Araújo; e dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. Em comparação com a safra passada, a soja foi o produto que apresentou maior crescimento, 11%, chegando a 95.919,8 milhões de toneladas. Na safra anterior, a produção foi de 86.120,8 milhões de toneladas.

Segundo Edinho Araújo, o plano de transporte de cargas para o período, que começará a ser realizado em fevereiro, terá como novidade o aprimoramento da fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Em relação ao Porto de Santos, Edinho anunciou que será criado um grupo de gestão logística e implantado um projeto piloto para automatizar o sistema de agenciamento de caminhões que irão descarregar mercadorias no local.

De acordo com o ministro da Secretaria dos Portos, todo caminhão que entrar no Porto de Santos terá sua placa lida por câmeras, que enviarão os dados captados às centrais de gerenciamento. Esses postos estarão situadas no local e em Brasília. Em 2014, o grupo de gerenciamento estava instalado apenas na capital federal.

O credenciamento será realizado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e a iniciativa, que será testada no Porto de Santos, irá contemplar mais 11 portos públicos: Santarém, Itaqui, Pecém, Fortaleza, Suape, Aratu, Vitória, Rio de Janeiro, Itaguaí, Paranaguá e Rio Grande.

Agendamento chegou a 95%

Em dezembro de 2014, 95% dos caminhões que chegaram ao Porto de Santos já haviam feito o agendamento. Em fevereiro, esse total era de 48%. Essa mudança operacional resultou em uma queda de 7% no preço do frete, informou o ministro. Atualmente, 48% dos grãos chegam ao porto por meio de ferrovias e 42% pelas rodovias.

Em relação ao Arco Norte, que é um conjunto de portos localizados entre os estados do Amazonas e da Bahia, Araújo afirmou que será a delimitação do poligonal da Vila do Conde será alterada. Ao todo, os terminais do arco, públicos e privados têm capacidade de movimentar 100 milhões toneladas de grãos.

Além disso, o chefe da Secretaria dos Portos citou que o Terminal de Granéis do Maranhão (Tegram) entrará em operação e que oito terminais privados hidroviários já foram autorizados a operar na região.

Ao citar as hidrovias, Araújo divulgou que o fundo da marinha mercante financiou a compra de 426 embarcações de transporte para serem utilizadas nas hidrovias Madeira e Tapajós. Desse modo, segundo o ministro, o uso desses barcos irá retirar mil caminhões das estradas.

Rodovias

Sobre as rodovias, o secretario executivo do Ministério dos Transportes, Anivaldo Vale, informou que 53 mil km de rodovias estão disponíveis para o transporte de grãos.

Por outro lado, segundo Vale, os cerca de 136 km de rodovias federais que ainda não foram totalmente pavimentados serão complementados com cascalho para garantir o escoamento da safra. Além disso, serão disponibilizadas patrulhas de desencalhe (tratores) para socorro de veículos.

Vale também garantiu e trafegabilidade na BR-163; no trecho de 945 km extensão que compreende as cidades de Sorriso, no Mato Grosso, e de Miritituba, no Pará.

Sobre os trechos pavimentados, que possuem 809 km de extensão, o secretario afirmou que irá completar a contratação da manutenção para todo o segmento.


Fonte: Blog do Planalto