Para combater corrupção, Petrobras cria diretoria de Governança

Como prometido, a Petrobras anunciou nesta terça-feira (13) a nomeação de João Adalberto Elek Junior como diretor de Governança, Risco e Conformidade, uma espécie de diretor anticorrupção.

Fachada da Petrobras - CTB

“O novo diretor tem a missão de assegurar a conformidade processual e mitigar riscos nas atividades da Petrobras, dentre eles, os de fraude e corrupção, garantindo a aderência a leis, normas, padrões e regulamentos, internos e externos à companhia”, explicou a Petrobras em nota.

Em entrevista coletiva em 17 de dezembro, a presidenta da Petrobras, Graça Foster, anunciou que a estatal estava fazendo a seleção de profissionais para a diretoria de Governança. A nova diretoria ocupada por Elek é um dos instrumentos criados pela Petrobras com o objetivo de combater fraudes e desvios de dinheiro, como os denunciados na Operação Lava Jato, da Polícia Federal.


Leia também:

Graça: A coisa mais importante para esta diretoria é a Petrobras

O novo diretor terá entre as prerrogativas procurar irregularidades e não conformidades em projetos, antes que eles sejam avaliados pela reunião da diretoria da empresa. A partir das decisões da diretoria as matérias seguirão para apreciação do Conselho de Administração. 

Antes, a estatal possuía apenas a Gerência de Controladoria, que desempenha trabalho semelhante ao da recém-criada diretoria de Governança, mas com menor poder deliberativo.

Processo de escolha

Escolhido pelo Conselho de Administração da estatal a partir de um processo de seleção conduzido pela Korn Ferry, empresa especializada em executivos, Elek terá mandato de três anos, podendo ser renovado. A destituição só poderá acontecer por deliberação do Conselho de Administração, em votação que inclua representante dos acionistas minoritários.

O novo diretor foi executivo da Fibria Celulose, da operadora de telecomunicações NET e da operadora americana AT&T para o Brasil e América Latina. Ele é engenheiro eletrônico da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), MBA em Planejamento de Marketing pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduado em fusões e aquisições corporativas pela Columbia Business School.

Elek Junior também irá integrar o Comitê Especial que fará a interlocução das investigações internas sobre as denúncias da Lava Jato, conduzidas por escritórios de advocacia independentes e composto pela ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie Northfleet e o Andreas Pohlmann.

Com informações de agências