Pré-Carnaval do Dragão do Mar começa hoje (15)

A alegria do Carnaval está prestes a chegar ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). A partir desta quinta-feira (15/01), seguindo até o dia 05/02, às quintas-feiras, o Bloco Chão da Praça, com Os Transacionais, traz o melhor da música retrô carnavalesca do Brasil ao equipamento cultural vinculado a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Pelo terceiro ano consecutivo, o bloco anima uma das mais quentes festas de Pré-Carnaval da cidade. Nesta primeira quinta-feira, Nayra Costa empresta sua voz ao Carnaval. Convidados especiais vão marcar presença também nos demais dias de apresentação.

Como de praxe, o Bloco Chão da Praça adianta a curtição carnavalesca durante as quatro quintas-feiras que antecedem a semana momina. Faz a festa, portanto, nos dias 15/01, 22/01, 29/01 e 05/02, sempre às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. O acesso é gratuito. Pode vir gente de toda a idade, com fantasia, serpentina e alegria.

Com um repertório que passeia no tempo pelos ritmos e canções, o Pré-Carnaval d’Os Transacionais une o Brasil das décadas passadas por meio de frevo, galopes, afoxés, marchinhas e cirandas, em uma peregrinação que vai de Olinda a Salvador, passando pelos bailes cariocas e pelas praias cearenses.

Para este ano, cada quinta-feira trará um convidado diferente, prometendo esquentar ainda mais o bloco. O dia 15 apresenta a cantora cearense Nayra Costa, uma das vozes mais potentes da música local hoje. Nayra subirá ao palco junto d’Os Transacionais, cantando o Carnaval, em uma apresentação inédita. As demais atrações serão anunciadas em breve, bem como as do Baile à Fantasia do Dragão do Mar, que vai repetir o sucesso de 2014.

Sobre Os Transacionais

Os Transacionais têm em sua proposta de trabalho fazer releituras da música popular brasileira, principalmente das décadas de 60 e 70, o que convencionaram chamar de “Música Retrô Brasileira”. Dentro dessa perspectiva, além do repertório geral, a banda tem feito alguns projetos específicos no universo de possibilidades da tão rica música brasileira dessa época.

Dentre esse projetos estão “O Chão da Praça”, trazendo um repertório de antigos carnavais, o “Arraiá Transacional” fazendo a festa de São João bem ao estilo da banda, “Tropicália” reverenciando a música de vanguarda nacional, “Cabaré Transacional” com o melhor do brega, “Dia de Rei”, um tributo a Roberto Carlos, dentre outros.

Serviço

Pré-Carnaval no Dragão do Mar com Bloco Chão da Praça – Os Transacionais e convidados

Quando: dias 15, 22 e 29 de janeiro e dia 5 de fevereiro de 2015
Hora: sempre às 19h
Onde: No Espaço Rogaciano Leite Filho do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema)
Acesso gratuito

Fonte: Secult