Festival de Cinema de Berlim ocorrerá de 5 a 15 de fevereiro

O Festival Internacional de Cinema de Berlim começou a divulgar nesta semana sua programação para 2015.  Até agora, foi confirmada a participação de um curta, dois longas-metragens e dois projetos brasileiros na 65ª edição do evento, que acontece entre os dias 5 e 15 de fevereiro, na capital alemã.

HOMENAGEM 2015 E URSO DE OURO HONORÁRIO DE WIM WENDERS

Os longas-metragens Brasil S/A, de Marcelo Pedroso, e Beira-Mar, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, estão entre os 43 títulos já anunciados na programação da Mostra Forum. Ambos os filmes foram apresentados ao curador Christoph Terhechte durante a oitava edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro, em outubro de 2014.

Terhechte participou da iniciativa da Ancine que convida curadores e diretores de programação de festivais internacionais ao Brasil para assistirem a filmes brasileiros, tendo assistido a sessões exclusivas no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo.

Na seleção oficial de curtas-metragens, Mar de Fogo, de Joel Pizzini, foi selecionado como um dos 27 filmes que disputarão os ursos de ouro e de prata para curtas-metragens no 65º Festival de Berlim.

Dois projetos brasileiros no Mercado de Coprodução da Berlinale

O festival também anunciou nos últimos dias os projetos selecionados para a 12ª edição de seu Mercado de Coprodução. O evento reúne produtores internacionais, patrocinadores, agentes de vendas, distribuidores e representantes de emissoras de TV, e serve como espaço para a apresentação de projetos para possíveis parceiros de coprodução.

Entre os 36 projetos selecionados, vindos de 28 países, teremos dois representantes brasileiros. A corrida dos bichos, projeto da Bananeira Filmes, com direção de Ernesto Solis, faz parte da seleção oficial. Já Até o caminho, novo projeto de Davi Pretto, que teve seu longa de estreia, Castanha, exibido na edição de 2014 do festival, foi um dos dez selecionados na seção Talent Project Market, organizada em parceria com a Berlinale Talents.

Programação completa será anunciada nos próximos dias

Nos próximos dias, o evento deve anunciar títulos selecionados para outras seções, como as mostras NATIVe – Indigenous Cinema, dedicada às narrativas de povos indígenas; Forum Expanded, em cuja programação estão obras audiovisuais mais experimentais; e Panorama, dedicada a filmes autorais, novas produções de realizadores renomados, filmes de estreia e novas descobertas com potencial comercial.

Há a expectativa pelo anúncio de mais participações brasileiras. Em 2014, o longa Hoje eu quero voltar sozinho, de Daniel Ribeiro, voltou de Berlim com os prêmios FIPRESCI, de melhor longa-metragem da mostra Panorama, e Teddy, dedicado a filmes com temática LGBT.

Para mais informações sobre o Festival Internacional de Cinema de Berlim, acesse o site oficial do evento.

Fonte: Ancine