Vietnã considera reduzir produção de petróleo

A corporação nacional PetroVietnam considera hoje fazer um corte em sua produção de hidrocarbonetos em 2015 em aproximadamente 450 mil toneladas devido à constante queda de seus preços no mercado mundial.

Vietnã

O diretor-geral da entidade, Nguyen Xuan Son, anunciou esta possível medida em uma aparição na televisão, alegando que custa ao país algo menos de 50 dólares para produzir cada barril de petróleo, o que com a atual queda chegará a ser insustentável.

Portanto deu como quase provável uma diminuição do ritmo de extrações, ainda que reconheceu que será uma questão tecnologicamente complicada.

No entanto, trata-se de um corte relativamente pequeno em uma meta anual de produção de quase 17 milhões de toneladas traçada pela entidade.

Algumas reportagens de meios locais de difusão e analistas apontam que esta medida faria do Vietnã o primeiro país no mundo em considerar esse passo quando a Organização de Exportadores de Petróleo (OPEP) se inclinam a manter os níveis de produção apesar das enormes perdas que têm.

O diretor disse que a corporação pode obter proveito inclusive vendendo o barril de 40 a 45 dólares, se o preço se estabilizar, mas se a sua queda continuar o plano de decréscimo da produção busca proteger as reservas naturais do país.

Há uns dias o vice-primeiro-ministro Hoang Trung Hai advertiu que no caso desta situação no mercado mundial continuar e se tornar imprevisível, influirá no conjunto da economia e na indústria do setor em particular.

O petróleo representa para o Vietnã uma fonte estratégica de ingresso, que em 2014 lhe proporcionou 34 bilhões de dólares e contribuiu com oito bilhões ao orçamento estatal.

Fonte: Prensa Latina