Pesquisa anuncia previsão climática para próximos três meses

“Estamos vivendo um momento ímpar de extremos climáticos acontecendo, notadamente secas”, afirmou o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Carlos Nobre, ao divulgar, na última sexta-feira (16), em Brasília, a “Previsão Climática Sazonal” do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) correspondem aos meses fevereiro-março-abril. 

Pesquisa anuncia previsão climática para próximos três meses - MCTI

“O Brasil está vivendo um momento delicado no tocante ao clima, com impacto imediato na economia e no âmbito social”, completou o secretário Carlos Nobre. Ele destacou que a iniciativa contribui para que o poder público adote as medidas necessárias para evitar ou reduzir danos e prejuízos à população, à infraestrutura e à economia do País.

“Essa alteração se deve ao fenômeno conhecido como ‘El Niño’ presente no Oceano Pacífico. Isso é um pré-condicionador de chuvas abaixo da média para o Brasil. A região Sudeste também é fortemente influenciada pela alteração no Oceano Atlântico”, afirmou Paulo Nobre.

De acordo com ele, a previsão é de chuvas abaixo da média ao norte da região amazônica. Já na região Sul haverá chuvas acima da média e o abaixo do esperado será observado no Semiárido do Nordeste – excluída a parte litorânea.

“São nessas três regiões que nos permitem fazer uma análise equiprovável, visto os conhecimentos presentes e as condições oceânicas favoráveis”, relatou o pesquisador do Inpe, indicando que as condições oceânicas globais foram responsáveis por essa projeção.

Para Sudeste

Para o Sudeste, Centro-Oeste e parte do Sul não há como aferir com precisão o quadro climático. “O que podemos dizer é que será um período com precipitações em torno ou abaixo da média”, relatou Paulo.

Para o Sudeste, as chuvas em janeiro estão abaixo da média. “Em São Paulo temos baixas precipitações, mas intensas, que causam granizo, descarga elétrica e inundações. É isso que tem acontecido na capital, chuvas isoladas, mas localizadas”, relatou Carlos Nobre.

Para os próximos dias, o quadro atual permanece para a região do sistema Cantareira, que abastece a capital Paulista.

No presente, as regiões Sudeste e Centro-Oeste sofrem com chuvas abaixo da média para a época. Em contrapartida, o Nordeste apresenta chuvas regulares, enquanto no Sul verifica-se chuvas acima da média.

Grupo de Trabalho

O Grupo de Trabalho “Previsão Climática Sazonal”, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), reúne as maiores lideranças na área de previsão climática no País.

Participam do grupo pesquisadores renomados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação