Wadson: Precisamos enfrentar os gargalos de desenvolvimento do Norte

O deputado federal Wadson Ribeiro (PCdoB-Minas) visitou no último final de semana as cidades de Montes Claros, Januária e Cônego Marinho – no Norte de Minas. Essa foi a primeira agenda oficial do parlamentar na região desde que assumiu o mandato no último dia 2 de janeiro.

Na sexta-feira (16), Wadson reuniu-se com o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela e outros pró-reitores da instituição. O encontro – que contou ainda com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas (Sedinor), deputado Paulo Guedes – debateu a necessidade do fortalecimento das universidades públicas estaduais.

Wadson enfatizou a importância da união entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – liderado pelo deputado Aldo Rebelo – e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – sob o comando do deputado Miguel Corrêa – em benefício do das instituições estaduais. “Quero usar meu mandato como deputado federal para defender os direitos das universidades de Minas tanto em Brasília, como junto ao governo do estado. Um dos grandes desafios do Brasil no próximo período é a inovação e o desenvolvimento nacional”.

Entre as propostas definidas durante a reunião está a realização de encontros técnicos estra a universidade e representantes dos governos estadual e federal para alinhar as demandas das áreas de inovação, financiamentos, pós-graduação e auxílio estudantil das instituições. “Entendo que o deputado representa uma fase nova da gestão política do Estado brasileiro e de Minas Gerais. Para nós se mostra indispensável a presença do deputado Wadson e toda a sua representação. É uma grande honra termos de forma muito concreta essas perspectivas para o desenvolvimento de nossa universidade”, afirmou o reitor.

A convite do prefeito de Montes Claros, Rui Muniz, Wadson também participou da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção de quatro avenidas sanitária na cidade. O parlamentar colocou seu mandato à disposição da cidade e cumprimentou a primeira-dama de Montes Claros, Raquel Muniz, eleita deputada federal nas eleições de 2014. “O desenvolvimento da cidade de Montes Claros, assim como do restante do Norte de Minas, precisa ser encarado com mais ousadia e seriedade. Precisamos unir esforços para enfrentar os gargalos que atravancam o desenvolvimento da região. Além do meu mandato em Brasília, acredito que o PCdoB municipal também tem muito a contribuir”.

À noite, Wadson participou de uma plenária com militantes do PCdoB em Montes Claros. Ele fez uma intervenção sobre a atual conjuntura política nacional e afirmou que o mandato na Câmara Federal é um mandato de todo o Partido.

Januária

No sábado (17), Wadson percorreu diversas comunidades rurais da cidade de Januária e Cônego Marinho para agradecer o apoio que recebeu durante as eleições do ano passado. Acompanhado de Sueli Almeida – liderança da área da saúde na região – o parlamentar reuniu-se com moradores e representantes das comunidades de Brejo Cruz, Agreste, Brejal e Candeal.

Durante as plenárias, os moradores ressaltaram que entre as principais dificuldades enfrentadas na região estão o problema da falta de água, a situação precária das estradas – a maioria delas ainda de terra batida -, a iluminação e a saúde pública. “Fiz questão, cerca de apenas 15 dias após assumir o mandato, de voltar a Januária para dizer para cada uma das pessoas que acreditaram em mim que minha atuação em Brasília e junto governo do estado está comprometido com o povo do Norte de Minas”.

Segundo Sueli, no próximo período serão realizados novos encontros entre as lideranças comunitárias para definir as prioridades de cada região. “Precisamos mudar a mentalidade política na nossa região. Não podemos mais aceitar a velha política e apoiar candidatos que só aparecem na época das eleições e não voltam nunca mais. A presença do Wadson aqui hoje mostra que o PCdoB é um partido diferente. Precisamos agora que vocês se unam e definam o que é mais importe e urgente em cada comunidade. De minha parte, vocês podem ter certeza que vou ficar permanentemente em contato com o nosso deputado e vou cobrar dele as nossas demandas”.

Informações da assessoria de imprensa do deputado federal Wadson Ribeiro