Conselho de Segurança da ONU analisa crise no Iêmen 

O Conselho de Segurança das Nações Unidas analisa, nesta terça-feira (20), a crise no Iêmen, onde se registra uma tensa situação apesar do cessar-fogo acordado pelo governo e pelos rebeldes huti.

Conselho de Segurança da ONU - ONU

A reunião é marcada na escalada de violência que golpeou, nesta segunda-feira (19), a capital Saana, com um saldo de mortes e feridos ainda impreciso.

Segundo meios de imprensa, o movimento xiita Ansar Ullah rodeou instalações oficiais, entre elas o Palácio Presidencial, e controlou outras, como o Ministério da Informação.

Os milicianos huti acusaram efetivos da guarda presidencial de começar as hostilidades com ataques a zonas da capital sob seu domínio.

Abundam as versões contraditórias em torno da ruptura ou não do alto de fogo, a saída do presidente iemenita, Abd Rabu Mansur Hadi, de Saana e a eventual participação nos combates de um terceiro ator armado.

Fontes oficiais expressaram preocupação porque a rede terrorista Al Qaeda pode tirar proveito da instabilidade imperante.

Em declarações a jornalistas, o porta-voz adjunto do Secretário Geral da ONU, Farhan Haq, assinalou que a organização segue com muita atenção os acontecimentos no Iêmen.

O assessor especial de Ban Ki-moon para esse país, Jamal Benomar, está na região avaliando o cenário complexo.

Fonte: Prensa Latina